Coreia do Norte realiza exercício de ataque nuclear tático em protesto contra exercícios aliados
Publicada em
Por Soo-hyang Choi e Josh Smith
SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte conduziu uma simulação de ataque nuclear de 'terra arrasada' contra alvos em toda a Coreia do Sul, noticiou a imprensa estatal na quinta-feira (horário local), em reação a exercícios aliados que, segundo ela, equivalem a planos de um ataque nuclear preventivo pelos Estados Unidos.
A unidade de mísseis disparou dois mísseis balísticos e executou corretamente sua 'missão de ataque nuclear', disse o Estado-Maior do Exército Popular da Coreia do Norte (KPA) em comunicado divulgado pela agência de notícias KCNA.
'A KPA realizou um exercício de ataque nuclear tático simulando ataques de terra arrasada nos principais centros de comando e campos de aviação operacionais dos gangsters militares da 'ROK' na noite de quarta-feira', disse o documento, referindo-se às iniciais do nome oficial da Coreia do Sul.
A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance para o mar na quarta-feira, segundo as Forças Armadas da Coreia do Sul, horas depois de os EUA terem mobilizado bombardeiros B-1B para exercícios aéreos aliados.
O último lançamento ocorreu um dia antes de a Coreia do Sul e os EUA encerrarem 11 dias de exercícios militares combinados, que Pyongyang há muito denunciou como um ensaio de guerra.
O líder norte-coreano, Kim Jong Un, observou na terça-feira parte de um exercício que envolveu todos os oficiais comandantes e seções de Estado-maior de todo o Exército, com o objetivo de prepará-los para uma guerra total com o Sul, segundo a KCNA.
O exercício simulava repelir uma invasão repentina e, em seguida, lançar um contra-ataque para ocupar 'todo o território da metade sul', disse a reportagem da agência.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO