Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Coreias travam disputa para lançamento de primeiros satélites espiões

Placeholder - loading - Imagem congelada mostra o que parece ser lançamento de foguete Chollima-1, da Coreia do Norte, em Cholsan Divulgada em 31/05/2023 KCNA via REUTERS/File photo
Imagem congelada mostra o que parece ser lançamento de foguete Chollima-1, da Coreia do Norte, em Cholsan Divulgada em 31/05/2023 KCNA via REUTERS/File photo
Ver comentários

Publicada em  

Por Josh Smith

SEUL (Reuters) - Tanto a Coreia do Sul quanto a Coreia do Norte pretendem lançar seus primeiros satélites espiões em órbita até o final deste mês, entrando em uma disputa pela capacidade militar no espaço.

A Coreia do Norte notificou o Japão que planeja lançar um satélite entre quarta-feira e 1º de dezembro, após duas tentativas fracassadas de lançar satélites espiões neste ano.

A Coreia do Sul, por sua vez, planeja enviar seu primeiro satélite de reconhecimento militar desenvolvido internamente para o espaço em 30 de novembro em um foguete SpaceX Falcon 9 lançado da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia.

Seul planeja usar a SpaceX para lançar mais quatro satélites espiões até 2025 e tem testado o lançamento de seus próprios foguetes de combustível líquido e sólido para enviar mais satélites civis e militares no futuro.

Um satélite de reconhecimento em funcionamento poderia dar à Coreia do Norte capacidade de monitorar remotamente as tropas norte-americanas, sul-coreanas e japonesas, enquanto os satélites da Coreia do Sul reduziriam sua dependência dos sistemas de inteligência dos Estados Unidos.

'Ambas as Coreias se beneficiarão em diferentes graus com a aquisição de recursos independentes de reconhecimento espacial', disse Ankit Panda, do Carnegie Endowment for International Peace, com sede nos EUA.

'Não há dúvida de que há um elemento de prestígio aqui também, para ambos os lados, mas os benefícios práticos são o principal motivador.'

Em setembro, o presidente russo Vladimir Putin ofereceu ao líder norte-coreano, Kim Jong Un, uma visita às modernas instalações de lançamento espacial da Rússia e prometeu ajudar Pyongyang a construir satélites.

As duas Coreias poderiam usar esses satélites para aumentar as capacidades de alerta antecipado, direcionamento militar e avaliações de danos em caso de guerra e comunicações, entre outros usos, disse Chun In-bum, um general aposentado do Exército sul-coreano.

As capacidades da Coreia do Sul são mais avançadas, mas ainda é preciso fazer mais progressos para ver os resultados, disse Chun.

'Para a Coreia do Sul, isso dará um impulso significativo em suas capacidades de vigilância, mas ainda serão necessários muito mais satélites', disse ele.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

6 H
  1. Home
  2. noticias
  3. coreias travam disputa para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.