Creme para clarear pele é proibido no Reino Unido por riscos à saúde
Por lá, especialistas são contra o uso de cremes que contenham hidroquinona.
Publicada em
No Reino Unido, consumidores estão sendo avisados para evitar cremes clareadores de pele. Segundo especialistas locais, os produtos devem ser “evitados a todo custo” após apreensões recentes.
Muitos deles continham o agente clareador hidroquinona. Além disso, os cremes também podem conter mercúrio.
A Fundação Britânica da Pele disse que as pessoas devem falar com um médico se tiverem alguma dúvida sobre a pele. Os produtos tóxicos estariam sendo vendidos por varejistas desonestos, principalmente online. E eles nem sempre explicitam os níveis corretos de ingredientes, colocando os consumidores em risco.
A hidroquinona, descrita pela Associação do Governo Local (LGA, na sigla em inglês), como "o equivalente biológico do decapante", pode remover a camada superior da pele, aumentando o risco de câncer de pele e causar danos fatais no fígado e nos rins. O mercúrio pode causar problemas de saúde semelhantes, com risco de vida.
A menos que sejam prescritos por um médico, cremes contendo hidroquinona, esteróides ou mercúrio são proibidos no Reino Unido - por causa de seus efeitos colaterais potencialmente graves.
Simon Blackburn, da LGA, disse que “os cremes para a pele que contêm ingredientes proibidos são muito perigosos e podem prejudicar seriamente sua saúde, prejudicá-lo por toda a vida e até matá-lo, por isso devem ser evitados a todo custo.
"Os consumidores devem sempre verificar os ingredientes de seus cremes para a pele, desconfiar de preços muito baixos que possam indicar que a loção é falsa e potencialmente prejudicial e nunca usar um produto que contenha hidroquinona.
As informações são da BBC News.
SALA DE BATE PAPO