Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Crescimento do setor de serviços dos EUA perde força em março

Placeholder - loading - Restaurante em Nova York 01/01/2025. REUTERS/Marko Djurica/File Photo
Restaurante em Nova York 01/01/2025. REUTERS/Marko Djurica/File Photo
Ver comentários

Publicada em  

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - O crescimento do setor de serviços dos EUA desacelerou para uma mínima de nove meses em março, sustentando as expectativas de que o crescimento econômico provavelmente sofreu uma forte desaceleração no primeiro trimestre em meio à incerteza causada pelas tarifas de importação.

O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) informou nesta quinta-feira que seu Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor não manufatureiro caiu para 50,8 no mês passado, a leitura mais baixa desde junho de 2024, de 53,5 em fevereiro.

Economistas consultados pela Reuters previam queda para 53.

Uma leitura do PMI acima de 50 indica crescimento no setor de serviços, que responde por mais de dois terços da economia. O ISM associa uma leitura do PMI acima de 49 ao longo do tempo com o crescimento da economia como um todo.

O PMI se somou às pesquisas com consumidores e empresas, bem como a dados como gastos do consumidor e inflação, que levantaram preocupações sobre uma estagflação. As chances de uma recessão nos próximos 12 meses também aumentaram.

A enxurrada de tarifas do presidente Donald Trump desde que retornou à Casa Branca em janeiro minou a confiança das empresas e dos consumidores, lançando incertezas sobre a economia.

As estimativas para o Produto Interno Bruto do primeiro trimestre estão, em sua maioria, abaixo de uma taxa anualizada de 0,5%, com grandes chances de contração. A economia cresceu em um ritmo de 2,4% no trimestre de outubro a dezembro. Enquanto isso, a inflação aumentou, em resultado atribuído às taxas de importação já impostas ou pendentes.

Trump disse na quarta-feira que adotará uma tarifa básica de 10% sobre todas as importações para os Estados Unidos e taxas mais altas sobre alguns dos maiores parceiros comerciais do país.

A Fitch Ratings estima que as novas tarifas serão as mais altas em mais de um século.

Trump vê as tarifas como uma ferramenta para aumentar a receita para compensar os cortes de impostos prometidos e para reavivar a base industrial dos EUA, há muito em declínio. Economistas discordam e consideram os impostos de importação prejudiciais.

A medida de novos pedidos da pesquisa ISM caiu de 52,2 em fevereiro para 50,4 no mês passado. Embora a produção tenha aumentado, isso provavelmente se deveu à pressa das empresas em concluir os trabalhos pendentes antes que as tarifas entrassem em vigor. Um indicador de pedidos em atraso caiu de 51,7 em fevereiro para 47,4.

Com o crescimento quase parando, a medida da pesquisa de preços pagos por insumos de serviços caiu de 62,6 em fevereiro para um valor ainda alto de 60,9. A diminuição da demanda por serviços pode restringir a capacidade das empresas de aumentar os preços.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

9 H
  1. Home
  2. noticias
  3. crescimento do setor de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.