Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Crescimento dos EUA precisa de investimentos públicos e privados, diz secretária do Tesouro dos EUA

Placeholder - loading - Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen 04/06/2024 REUTERS/Anna Rose Layden
Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen 04/06/2024 REUTERS/Anna Rose Layden

Publicada em  

Por Michael S. Derby e David Lawder

NOVA YORK/WASHINGTON (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta quinta-feira que os investimentos públicos dos EUA que atraem capital privado são cruciais para promover o crescimento sustentável e inclusivo a longo prazo, mas advertiu que o modelo chinês de subsídios industriais estatais maciços é inaceitável para o mundo.

Yellen disse, em comentários para o Clube Econômico de Nova York, que o modelo econômico republicano tradicional focado na oferta depende muito de cortes de impostos para estimular o investimento e não conseguiu beneficiar um número suficiente de trabalhadores.

O discurso de Yellen foi uma espécie de réplica à apresentação que o candidato republicano à presidência, Donald Trump, fez sobre sua visão econômica para os principais CEOs dos EUA em Washington, em que enfatizou cortes de impostos para empresas e redução da regulamentação empresarial, de acordo com seu assessor econômico, Stephen Moore.

'Aprendemos com a experiência que o planejamento central pesado por meio de imposições governamentais não é uma estratégia econômica sustentável', disse Yellen. 'Mas também não o é a economia tradicional focada na oferta, que ignora a importância da infraestrutura pública, da educação e do treinamento da força de trabalho e da pesquisa básica apoiada pelo governo.'

Os cortes de impostos para os ricos e a desregulamentação não alimentaram 'o crescimento e a prosperidade da nação como um todo', acrescentou.

'Ficou claro para o presidente Biden e para mim que nossa estratégia econômica não pode ser conduzida apenas pelo setor público ou privado', disse ela. A doutrina que ela chama de 'economia moderna do lado da oferta' exige intervenções públicas para 'criar um ambiente favorável aos negócios e estimular os investimentos do setor privado'.

Yellen também procurou contrastar a abordagem de Biden com a da China, dizendo que os subsídios excessivos do governo para setores estratégicos alimentaram o excesso de capacidade de produção muito acima da fraca demanda interna. Uma enxurrada de exportações resultante desse investimento excessivo agora ameaça empregos em todo o mundo e está levando a novas barreiras comerciais nos EUA e em outros países.

'Se a China continuar nesse caminho, temo que suas políticas possam interferir significativamente em nossos esforços para construir uma relação econômica saudável', disse Yellen.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. crescimento dos eua precisa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.