Criadora do TikTok vai deixar mercado de games
Publicada em
Por Josh Ye
HONG KONG (Reuters) - A ByteDance, criadora do TikTok, planeja encerrar sua marca de videogames Nuverse e se retirar do mercado, disseram quatro pessoas familiarizadas com o assunto.
A ByteDance disse à Reuters que decidiu reestruturar a divisão de games após uma revisão de seus negócios. A empresa não deu mais detalhes.
'Analisamos regularmente nossos negócios e fazemos ajustes para nos concentrarmos em áreas de crescimento estratégico de longo prazo. Após uma análise recente, tomamos a difícil decisão de reestruturar nosso negócio de videogames', disse o porta-voz.
As fontes disseram que a ByteDance pediu aos funcionários para pararem de trabalhar em jogos não lançados até dezembro. A companhia também vai procurar maneiras de se desfazer de títulos já lançados.
A decisão provavelmente afetará centenas de funcionários, alguns dos quais ficaram sabendo da medida no fim de semana, disseram as fontes.
A empresa chinesa de tecnologia não tem planos de retornar ao mercado global de videogames, que movimenta 185 bilhões de dólares, acrescentaram as fontes.
A marca de games casuais Ohayoo, cujos jogos aparecem no Douyin -- aplicativo irmão do TikTok na China -- não será afetada, nem os jogos casuais que rodam no TikTok, disse uma das fontes.
A Reuters informou este mês que a ByteDance havia começado a procurar compradores para a subsidiária de desenvolvimento de videogames Moonton Technology. A empresa também reformulou a unidade de realidade virtual Pico, cortando grande parte da equipe de conteúdo.
A criação da Nuverse pela ByteDance em 2019 foi amplamente vista como um grande impulso para os videogames globais e um elemento estratégico de sua concorrência com a rival chinesa Tencent Holdings, a maior empresa de games do mundo.
Mas o desempenho da Nuverse tem sido irregular. O jogo mais conhecido da empresa é o 'Marvel Snap', um jogo de cartas online que acumulou um culto de seguidores, mas não foi um sucesso comercial. Outros títulos incluem os jogos de ação 'One Piece: The Voyage' e 'Crystal of Atland'.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO