Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Crianças morrem no Iêmen com bloqueio de ajuda humanitária, alerta Unicef

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Crianças morrem no Iêmen com bloqueio de ajuda humanitária, alerta Unicef"
Ver comentários

Publicada em  

Por Stephanie Nebehay

GENEBRA(Reuters) - As crianças iemenitas estão morrendo de fome e doenças enquanto caminhões com suprimentos de ajuda estão bloqueados no porto, deixando equipes médicas e mães desesperados implorando para que os agentes humanitários façam mais, disse uma autoridade de alto escalão da Organização das Nações Unidas (ONU).

Geert Cappelaere, diretor de Oriente Médio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), descreveu cenas 'de partir o coração' de crianças emaciadas em hospitais na cidade portuária de Hodeidah e na capital Sanaa, ambas controladas por insurgentes houthis.

'Temos indícios de que hoje, no Iêmen, a cada 10 minutos uma criança de menos de 5 anos está morrendo de doenças evitáveis e de desnutrição grave', disse ele à Reuters de Hodeidah.

Segundo a ONU, cerca de 14 milhões de pessoas, ou metade da população do Iêmen, podem estar à beira de um surto de fome em breve – um desastre causado pelo homem.

Já existe 1,8 milhão de crianças iemenitas desnutridas, mais de 400 mil delas sofrendo de desnutrição grave, uma enfermidade que as deixa em estado esquelético e correndo risco de morte, disse Cappelaere.

'Mas há mais. Muitas crianças estão morrendo de doenças evitáveis por vacinas. Hoje não mais do que 40 por cento das crianças de todo o Iêmen estão sendo vacinadas.'

Sarampo, cólera e difteria podem ser mortais para crianças, especialmente as de menos de 5 anos, e são exacerbados pela desnutrição.

'Por causa desta guerra brutal, por causa de obstáculos e obstruções sendo criados, infelizmente não é possível fazer mais', afirmou Cappelaere.

'Podemos ainda não estar no nível de um surto de fome, mas não deveríamos esperar até termos declarado um surto de fome para reagir e pressionar as partes do conflito a acabar com esta guerra insensata.'

Martin Griffiths, enviado da ONU, pretende convocar conversas de paz neste mês com o objetivo de um cessar-fogo na guerra de três anos e meio, na qual se enfrentam o governo iemenita apoiado por uma coalizão liderada pelos sauditas e os insurgentes houthis aliados do Irã.

No momento em que Cappelaere falava as forças da coalizão se preparavam para um ataque em Hodeidah.

Sete caminhões de equipamentos médicos e remédios que podem salvar vidas estão aguardando liberação no porto de Hodeidah há duas semanas desde que foram descarregados, disse Cappelaere.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

22 H
  1. Home
  2. noticias
  3. criancas morrem no iemen com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.