Croácia vence a Rússia nos pênaltis e enfrentará Inglaterra nas semifinais da Copa
Publicada em
SOCHI, Rússia (Reuters) - A seleção croata encerrou, neste sábado, a histórica campanha da Rússia na Copa do Mundo ao vencer por 4 x 3, nos pênaltis, após o empate por 2 x 2 no tempo normal e na prorrogação e se classificar para a semifinal, quando enfrentará a Inglaterra.
A Croácia voltou a avançar graças aos pênaltis, como aconteceu nas oitavas de final contra a Dinamarca. Daniel Subasic, que havia sido herói da sua equipe contra os dinamarqueses, defendeu a cobrança de Fyodor Smolov e o brasileiro naturalizado russo Mario Fernandes chutou para fora, ao lado do gol croata.
Antes, o goleiro russo Igor Akinfeev havia defendido a cobrança de Mateo Kovacic. Coube a Ivan Raktic converter a última cobrança croata e selar a classificação.
Russos e croatas geraram emoções desde o começo criando chances para marcar. Denis Cheryshev surpreendeu o goleiro Subasic com um golaço de longa distância, botando a bola no ângulo direito, depois de uma tabela com Artem Dzyuba, em jogada que nasceu de um longo lançamento, aos 31 minutos do primeiro tempo.
A felicidade da dona da casa durou pouco porque, oito minutos depois, Andrej Kramaric empatou para a Croácia com uma cabeçada, após passe de Mario Mandzukic.
O empate animou a Croácia, que administrou a partida e esteve próxima da virada, aos 15 minutos do segundo tempo, quando a bola rolou em cima da linha depois de ter batido na trave, graças a um chute de Ivan Perisic.
A seleção croata dominou o resto do encontro, enquanto a Rússia tentou forçar a prorrogação e os pênaltis, tática que deu resultado nas oitavas de final contra a Espanha.
O drama entrou em campo aos 44 minutos do segundo tempo, quando o goleiro croata Daniel Subasic reclamou de uma lesão no músculo da perna direita ao recolher uma bola e, apesar das dores, decidiu continuar na partida.
Na prorrogação, Domagoj Vida colocou a Croácia à frente, aos 11 minutos do primeiro tempo do tempo extra, com uma cabeçada completando escanteio cobrado da direita.
Mas Mario Fernandes empatou para a Rússia, aos 10 minutos da segunda etapa, com uma cabeçada, completando cruzamento de Alan Dzagoev, e a partida foi para a disputa de pênaltis.
No outro jogo do dia, a Inglaterra venceu a Suécia, por 2 x 0.
Escrito por Thomson Reuters
SALA DE BATE PAPO