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Cruise, da GM, pode enfrentar multas por 'enganar' regulador dos EUA

Placeholder - loading - GM Bolt EV em evento em São Francisco, Califórnia, EUA 28/11/2017 REUTERS/ Elijah Nouvelage
GM Bolt EV em evento em São Francisco, Califórnia, EUA 28/11/2017 REUTERS/ Elijah Nouvelage
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Por Joseph White e Hyunjoo Jin e David Shepardson

(Reuters) - A unidade de táxis sem motorista da General Motors, Cruise, poderá enfrentar 1,5 milhão de dólares em multas e sanções adicionais por não ter divulgado detalhes de um acidente ocorrido em 2 de outubro, no qual um carro da companhia arrastou um pedestre por 6 metros depois de ser atingido por outro veículo, informou uma agência estadual da Califórnia.

Separadamente, a presidente-executiva da GM, Mary Barra, disse na segunda-feira que a revisão externa da segurança do Cruise pela montadora durará até o primeiro trimestre de 2024.

A empresa também está analisando a forma como a Cruise lida com as interações com reguladores e socorristas como parte de análises externas. 'Seremos transparentes. Não vou apressar nenhuma delas', disse Barra.

A crescente pressão regulatória pode dificultar os esforços da GM e da Cruise para reconstruir a confiança e reiniciar as operações na Califórnia, depois de terem sido criticadas por supostamente reterem informações sobre o acidente em São Francisco.

No mês passado, a Cruise suspendeu todas as viagens de carros sem motorista e supervisionadas por humanos nos Estados Unidos e ampliou uma análise de segurança de seus veículos autônomos. O presidente-executivo da Cruise Kyle Vogt e o diretor de produtos da empresa Daniel Kan deixaram o cargo.

A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia (CPUC), em um documento datado de sexta-feira, ordenou que a Cruise comparecesse a uma audiência em 6 de fevereiro por 'enganar a Comissão por meio de omissão em relação à extensão e à gravidade do acidente' e 'fazer comentários públicos enganosos sobre suas interações com a comissão'.

Em 3 de outubro, Jose Alvarado, gerente sênior de assuntos governamentais da Cruise, telefonou para a analista da comissão Ashlyn Kong e a informou sobre a colisão, de acordo com a decisão. A descrição 'omitiu que o Cruise AV havia se engajado na manobra de puxar, o que resultou no arrastamento do pedestre por mais 6 metros a 11 km por hora', disseram os documentos, usando a abreviação em inglês 'AV' para veículo autônomo.

Kong disse em uma declaração de 8 de novembro que a publicação no blog da Cruise de que ela 'proativamente' compartilhou informações com a comissão 'incluindo o vídeo completo' é 'imprecisa'. 'O vídeo completo foi compartilhado apenas em resposta a uma solicitação de dados mais de duas semanas após o incidente', disse ela.

Em uma apresentação na Associação de Imprensa Automotiva de Detroit na segunda-feira, Barra, da GM, recusou-se a dizer que nível de perdas ela pode aceitar na Cruise daqui para frente. A Cruise, que está cortando empregos, teve prejuízo de mais de 700 milhões de dólares no terceiro trimestre e acumula mais de 8 bilhões de dólares negativos desde 2016.

'Eu diria que é um investimento, não uma perda', disse Barra. 'Precisamos ter o plano certo. Temos que comunicá-lo...e faremos isso no momento apropriado.'

Em agosto, os comissários da CPUC votaram a favor de um plano da Cruise e da Waymo, da Alphabet, para transportarem passageiros pagantes de dia ou de noite por São Francisco, apesar da vigorosa oposição de alguns residentes e órgãos municipais. Mas em outubro, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia proibiu os veículos autônomos da Cruise de circularem em vias públicas após o acidente.

Escrito por Reuters

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EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

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