Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cuba alerta que apagões vão aumentar devido à escassez de combustível

Placeholder - loading - Pessoas aguardam volta da eletricidade para abastecer seus carros em posto de combustível de Havana 11/08/2022 REUTERS/Alexandre Meneghini
Pessoas aguardam volta da eletricidade para abastecer seus carros em posto de combustível de Havana 11/08/2022 REUTERS/Alexandre Meneghini
Ver comentários

Publicada em  

Por Marc Frank

HAVANA (Reuters) - Autoridades cubanas alertaram em transmissão nacional de televisão que os apagões irão aumentar de forma significativa devido à falta de combustível, o que pode piorar a situação do país, que já enfrenta escassez de alimentos e remédios.

Os governos locais no país caribenho já começaram a anunciar cortes no uso de energia em empresas estatais e outras entidades, incluindo novas medidas para adiar eventos esportivos e aulas universitárias.

“Não teremos o nível de combustível que necessitamos ou o que tivemos nos meses anteriores”, disse o ministro da Energia, Vicente de la O Levy, no programa Mesa Redonda, transmitido na noite de quarta-feira, juntamente com o ministro de Economia, Alejandro Gil.

Ambas as autoridades sugeriram que os cubanos poderiam esperar apagões entre 8 e 10 horas por dia fora de Havana, onde os residentes até agora foram geralmente poupados de cortes de energia. Os cortes podem começar em outubro.

O país caribenho está atolado numa crise econômica e enfrenta apagões, escassez de alimentos, medicamentos e combustível desde a pandemia do coronavírus, empurrando o seu Produto Interno Bruto (PIB) 8% abaixo dos níveis de 2020 e com a produção de bens 40% menor, de acordo com o governo.

Cuba afirma que as sanções dos EUA, com objetivo de privar o país da moeda estrangeira necessária para importar a maior parte do seu combustível, alimentos e alguns outros suprimentos, são em grande parte responsáveis pela situação na ilha.

Os dois ministros afirmaram na quarta-feira que Cuba está fazendo esforços diários para garantir o combustível mínimo necessário para manter o país a funcionar, sem explicar porque a situação foi de mal a pior.

(Reportagem de Marc Frank)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

Com performances impactantes, prêmios históricos e homenagens emocionantes, o American Music Awards 2025 reafirmou seu papel como um dos maiores eventos da indústria musical. Billie Eilish consolidou seu reinado, Lady Gaga e Bruno Mars brilharam com uma colaboração inesquecível, e nomes como Taylor Swift, Rod Stewart, Jennifer Lopez e Janet Jackson mostraram por que seguem no coração dos fãs ao redor do mundo — e nas playlists da Rádio Antena 1.

Veja a seguir como foi a noite dos grandes vencedores e homenageados do AMAs 2025, evento realizado na noite de ontem, 26 de maio, no Fontainebleau Las Vegas, com apresentações marcantes, surpresas e celebrações que movimentaram o mundo da música internacional.

Jennifer Lopez Brilhou Como apresentadora e Abriu a Noite com Espetáculo Impactante

Além de conduzir com carisma e elegância a cerimônia do American Music Awards 2025, Jennifer Lopez roubou a cena logo na abertura do evento com uma performance de tirar o fôlego. Em um medley explosivo de seis minutos, a estrela do pop percorreu os maiores sucessos do ano – com direito a coreografias ousadas, pirotecnia e um momento que viralizou nas redes sociais: Lopez beijou dois de seus dançarinos durante a apresentação. O show incluiu trechos de hits como Die With a Smile, a poderosa colaboração entre Lady Gaga e Bruno Mars, que mais tarde venceria na categoria de Melhor Colaboração e Melhor Videoclipe.

A performance estabeleceu o tom vibrante da noite e reforçou por que Jennifer Lopez segue sendo uma das figuras mais relevantes do pop internacional.

Billie Eilish Domina o American Music Awards 2025 em Noite de Consagração

Billie Eilish dominou o American Music Awards 2025 com uma performance histórica que consolidou seu lugar no topo da música pop contemporânea. A cantora venceu em todas as sete categorias em que foi indicada, incluindo os cobiçados troféus de Artista do Ano, Álbum do Ano — com o aclamado Hit Me Hard and Soft — e Canção do Ano, pelo single Birds of a Feather.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. cuba alerta que apagoes vao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.