Defesa Civil mantém alerta de chuva para SP até domingo
Previsão é de temporal de moderada a alta intensidade
Publicada em
A Defesa Civil do Estado de São Paulo prorrogou o alerta de chuva até o próximo domingo (2). A previsão é de temporais de moderada a alta intensidade, que podem ser acompanhados de raios, vento e granizo. O órgão já havia emitido um aviso para o período entre o último domingo (26) e esta terça-feira (28).
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a Zona de Convergência do Atlântico Sul que chega nesta quarta-feira (29) provoca a formação de nuvens carregadas, com expectativa de volumes significativos de chuva.
O fenômeno meteorológico eleva os riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em diversas regiões. Diante disso, o Governo de São Paulo manterá o gabinete de crise, com monitoramento também dos serviços de energia elétrica e abastecimento de água.
As áreas mais afetadas devem ser a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba, o litoral paulista e regiões do interior. Veja as estimativas:
- 210 mm no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira;
- 200 mm nas Regiões de Campinas e Sorocaba;
- 150 mm na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Regiões de Araçatuba, São José; do Rio Preto, Barretos, Ribeirão Preto e Franca;
- 100 mm nas Regiões de Araraquara e Bauru;
- 75 mm no Vale do Ribeira e na Região de Itapeva;
- 70 mm nas Regiões de Presidente Prudente e Marília.
Recomendações à população
A Defesa Civil reforça a necessidade de que a população adote medidas de segurança e fique atenta a sinais de instabilidade em áreas de risco.
Entre as principais orientações estão:
• Evitar transitar por locais alagados;
• Monitorar encostas e terrenos que possam apresentar movimentação de solo;
• Manter bueiros e calhas desobstruídos para reduzir os riscos de enchentes;
• Buscar locais seguros em caso de emergências ou alertas específicos.
Escrito por Redação