Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

DeSantis escolhe as palavras com cuidado em escalada de disputa com Trump

Placeholder - loading - Pré-candidato republicano à Presidência dos EUA Ron DeSantis durante evento de campanha 01/06/2023 REUTERS/Brian Snyder
Pré-candidato republicano à Presidência dos EUA Ron DeSantis durante evento de campanha 01/06/2023 REUTERS/Brian Snyder
Ver comentários

Publicada em  

Por James Oliphant e Nathan Layne

GILBERT, Carolina do Sul (Reuters) - Na primeira semana completa da sua campanha presidencial para 2024, o governador da Flórida, Ron DeSantis, trabalhou duro para se definir como candidato aos eleitores -- e tão duro quanto para definir o adversário que está entre ele e a indicação republicana.

Em uma turnê por 12 cidades em três Estados que votam cedo nas primárias, DeSantis, de 44 anos, apresentou os seus argumentos de que é uma alternativa mais conservadora e consistente do que Donald Trump, ex-presidente e atual favorito na disputa do partido.

Trump reagiu, em uma escalada repentina da guerra de palavras entre os dois concorrentes, que não apenas sublinhou as tensões na eleição republicana, mas também deu indicações da estratégia inicial de DeSantis.

Passando por Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul nesta semana, o governador continuou a se posicionar como um guerreiro implacável em questões como aborto, imigração, gastos governamentais, crime e direitos LGBTQ+.

Mas, pela primeira vez, DeSantis começou a traçar contrastes fortes em relação a Trump, pintando o ex-presidente como um político que perdeu o rumo e que se tornou uma criatura do governo que ele deveria ter transformado ao fazer concessões com muita facilidade.

A equipe de Trump tentou fazer o mesmo com DeSantis, chamando-o de “fantoche do pântano” e minimizando seus feitos como governador da Flórida. Em um partido no qual ser um outsider político ainda tem muito apelo, nenhum dos dois quer ser taxado como candidato do establishment.

“É por isso que eles estão fazendo isso”, disse David Kochel, operador republicano de campanha veterano em Iowa. “É uma palavra suja”.

A turnê de DeSantis pelos três Estados que realizarão as primeiras votações das primárias republicanas no próximo ano busca rapidamente consolidá-lo como a maior ameaça a Trump.

Ele, no geral, falou em locais com públicos pequenos, mas aglomerados e que o apoiaram, apesar de vários eleitores terem dito à Reuters que ainda não decidiram em quem votarão.

Em seus discursos, DeSantis não criticou Trump por nome e preferiu fazer referências mais opacas, dizendo ao público que ele seria o candidato que “finalmente” protegeria a fronteira dos EUA no sul ou que “liderança” é mais importante do que “construir uma marca”.

É uma maneira de sinalizar aos apoiadores de Trump que ele continuará o seu trabalho, sem antagonizá-los ao insultar o ex-presidente, que ainda tem muitos seguidores ferozmente leais.

Mas, ao conversar com a imprensa, DeSantis baixou a guarda. Ele sugeriu que Trump havia se movido à “esquerda” durante o mandato na Casa Branca e que ele não era mais o mesmo candidato que concorreu à eleição presidencial de 2016.

DeSantis chamou o hábito de Trump de dar apelidos aos adversários de “mesquinho” e “juvenil”, em uma entrevista com uma estação de rádio de New Hampshire nesta quinta-feira.

“Eu não acho que é isso que os eleitores querem e, honestamente, acho que sua conduta, que ele tem adotado há anos, acho que é um dos motivos que ele não está na Casa Branca no momento”, disse DeSantis.

Trump lidera as primárias republicanas, com 49% de apoio. DeSantis aparece na sequência, com 19%, segundo a última pesquisa de opinião Reuters/Ipsos, conduzida em maio.

(Reportagem de James Oliphant, na Carolina do Sul, e Nathan Layne, em New Hampshire)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. desantis escolhe as palavras …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.