Desastre das chuvas impactou balança comercial do RS em maio, segundo MDIC
Publicada em
BRASÍLIA (Reuters) - O diretor de Estatísticas e Estudos de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Herlon Brandão, afirmou nesta quinta-feira que efeitos das chuvas no Rio Grande do Sul já começam a ser sentidos na balança comercial do Estado.
Segundo os dados da pasta, as exportações do Rio Grande do Sul caíram 14% em maio, enquanto o dado nacional caiu 7,1%. Em relação às importações, a queda no Estado do Sul foi de 41,2% no mês, enquanto o dado geral do Brasil cresceu 0,5%.
Brandão explicou que o efeito na exportação demora mais a aparecer nos dados porque mesmo após o desastre já havia produtos prontos para exportação que seguiram processo de escoamento e embarque. Nas importações, o efeito é mais rápido, segundo ele.
“Realmente tem um efeito, cessa a produção, cessa o consumo no Estado e isso se reflete no comércio exterior”, disse.
Ele ressaltou que em maio houve aumento de 11,1% no volume importado pelo Brasil de arroz, produto muito produzido pelo Rio Grande do Sul, especialmente com compras vindas do Uruguai. O valor importado desses produtos cresceu 47,3% no mês.
(Por Bernardo Caram)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO