Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dezenas de milhares protestam contra governo sérvio em Belgrado

Placeholder - loading - Estudantes protestam contra o governo da Sérvia em Belgrado 12/01/2025 REUTERS/Djordje Kojadinovic
Estudantes protestam contra o governo da Sérvia em Belgrado 12/01/2025 REUTERS/Djordje Kojadinovic
Ver comentários

Publicada em  

BELGRADO (Reuters) - Milhares de manifestantes contrários ao governo da Sérvia acenderam neste domingo em Belgrado as luzes de seus celulares e ficaram em silêncio por 15 minutos para homenagear as vítimas do desabamento do telhado de uma estação ferroviária, pelo qual culpam as autoridades.

O protesto foi organizado e liderado por estudantes da universidade estadual de Belgrado que exigem que os responsáveis ​​sejam levados à Justiça.

Eles acusam o Partido Progressista Sérvio (SNS), do presidente Aleksandar Vucic, de corrupção e nepotismo. Ele e o partido negam.

Há semanas, estudantes das universidades estatais de Belgrado, Kragujevac e Nis interromperam as aulas para exigir a divulgação de todos os documentos importantes para a renovação da estação, assim como o processo criminal dos responsáveis ​​pelo desastre.

Todos os dias eles bloqueiam o trânsito em frente às faculdades por 15 minutos para homenagear as 15 vítimas.

Uma cobertura de concreto do telhado recentemente reformado da estação de Novi Sad desabou no dia 1º de novembro, matando 14 pessoas e ferindo três. Um dos feridos morreu.

Os líderes da oposição e o público têm saído às ruas, atribuindo o acidente a uma construção de má qualidade, resultado da corrupção do governo e do nepotismo.

A coligação governante nega essas acusações e Vucic disse que os culpados ​​devem ser responsabilizados.

'Há anos que estamos infelizes. Viemos aqui para expressar a nossa revolta (junto às autoridades) e para apoiar os estudantes', disse Tamara Kovacevic, uma das manifestantes.

(Reportagem de Ivana Sekularac e Branko Filipovic)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS ES

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

20 H
  1. Home
  2. noticias
  3. dezenas de milhares protestam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.