Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dinamarca, EUA e Groenlândia debaterão segurança no Ártico

Placeholder - loading - Ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen 15/10/2024 REUTERS/Vladislav Culiomza
Ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen 15/10/2024 REUTERS/Vladislav Culiomza
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

OSLO (Reuters) - A Dinamarca concordou nesta sexta-feira em debater a região do Ártico com os Estados Unidos, disse o ministro das Relações Exteriores do país, Lars Lokke Rasmussen, após seu primeiro telefonema com o secretário de Estado do governo Donald Trump, que quer o controle sobre a Groenlândia.

Rasmussen e Marco Rubio conversaram por 20 minutos em um 'tom bom e construtivo', discutindo Ucrânia, segurança europeia e a situação no Oriente Médio, informou em comunicado o Ministério das Relações Exteriores dinamarquês.

Trump expressou interesse em transformar a Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca, em parte dos EUA. Ele não descartou usar o poder militar ou econômico para persuadir a Dinamarca a entregá-la.

A localização estratégica da Groenlândia, no meio da rota mais curta entre a Europa e a América do Norte, é fundamental para o sistema de alerta de mísseis balísticos dos EUA. Assim, a região se tornou uma prioridade de Trump.

'A segurança do Ártico não estava na pauta, mas foi acertado que será discutida entre Estados Unidos, Dinamarca e Groenlândia em uma data posterior”, disse o ministério dinamarquês.

O primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, que intensificou a pressão pela independência do território, afirmou várias vezes que a ilha não está à venda, e que cabe ao seu povo decidir o seu futuro.

A premiê da Dinamarca, Mette Frederiksen, disse em 15 de janeiro que havia falado com Trump e dito que cabe à própria Groenlândia decidir sobre qualquer independência.

(Reportagem de Terje Solsvik)

((Tradução Redação São Paulo)) REUTERS AC

Escrito por Reuters

  1. Home
  2. noticias
  3. dinamarca diz que concorda …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.