Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Dinamarca expressa choque após Trump cancelar visitar por comentários sobre Groenlândia

Dinamarca expressa choque após Trump cancelar visitar por comentários sobre Groenlândia

Reuters

21/08/2019

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump, fala com jornalistas ao deixar Nova Jersey rumo a Washington 18/08/2019 REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos EUA, Donald Trump, fala com jornalistas ao deixar Nova Jersey rumo a Washington 18/08/2019 REUTERS/Jonathan Ernst

Por Nikolaj Skydsgaard

COPENHAGUE (Reuters) - Líderes dinamarqueses expressaram choque e descrença nesta quarta-feira com o cancelamento de uma visita de Estado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao país, depois de sua primeira-ministra rechaçar o interesse norte-americano em comprar a Groenlândia.

A princípio, a oferta de Trump causou incredulidade e humor nos políticos da Dinamarca, aliada dos EUA na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e o ex-premiê Lars Lokke Rasmussen disse: 'Deve ser uma piada do Primeiro de Abril'.

Mas o humor se transformou em choque quando Trump cancelou a visita de 2 e 3 de setembro pelo fato de a premiê dinamarquesa, Mette Frederiksen, ter classificado a proposta de compra da Groenlândia, um território dinamarquês autônomo, de 'absurda'.

'Caos total com @realDonaldTrump e o cancelamento da visita de Estado à Dinamarca. Foi de grande oportunidade para um diálogo fortalecido entre aliados a crise diplomática', tuitou o ex-ministro das Relações Exteriores, Kristian Jensen, membro do opositor Partido Liberal.

'Todos deveriam saber que a Groenlândia não está à venda', disse Jensen a respeito da maior ilha do mundo, que tem uma riqueza mineral considerável e a presença dos militares dos EUA na base aérea de Thule, conforme um tratado bilateral de 1951.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.