Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dinamarca planeja novos navios e mais patrulhas de trenós com cães na Groenlândia

Placeholder - loading - Nuuk, capital da Groenlândia 05/09/2025 REUTERS/Hannibal Hanschke
Nuuk, capital da Groenlândia 05/09/2025 REUTERS/Hannibal Hanschke
Ver comentários

Publicada em  

Por Jacob Gronholt-Pedersen e Stine Jacobsen

COPENHAGUE (Reuters) - O governo da Dinamarca propôs comprar dois novos navios de inspeção do Ártico e aumentar as patrulhas de trenós puxados por cães para reforçar sua presença militar na Groenlândia, enquanto o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, está de olho na ilha, informou a mídia local.

O governo também propôs modernizar o aeroporto em Kangerlussuaq, uma antiga base militar dos EUA no oeste da Groenlândia, para acomodar caças F-35, disseram as emissoras DR e TV2 na sexta-feira.

A Dinamarca já reservou 400 milhões de dólares para fortalecer a vigilância e a inteligência no Ártico e no Atlântico Norte com drones de longo alcance.

Trump reiterou esta semana sua ambição de ganhar o controle da Groenlândia, um território ártico semiautônomo da Dinamarca que o novo presidente dos EUA considera crucial para a segurança norte-americana.

A Dinamarca, embora responsável pela segurança e defesa da Groenlândia, tem capacidades militares limitadas na vasta ilha. Atualmente, elas incluem quatro embarcações de inspeção envelhecidas, um avião de vigilância Challenger e 12 patrulhas de trenós puxados por cães, todos encarregados de monitorar uma área quatro vezes maior que a França.

A tradição de usar cães de trenó para patrulhar a Groenlândia remonta à Segunda Guerra Mundial, sendo a patrulha uma unidade especializada da Marinha Real Dinamarquesa.

GASTOS DE DEFESA

Após mais de uma década de cortes drásticos nos gastos com defesa, no ano passado a Dinamarca destinou 190 bilhões de coroas dinamarquesas (26 bilhões de dólares) para suas forças armadas ao longo de um período de dez anos, parte dos quais será destinada ao Ártico.

Os legisladores dinamarqueses começaram as negociações há muito adiadas nesta sexta-feira sobre como distribuir esses fundos, que estão sendo progressivamente alocados por meio de acordos políticos. As discussões se concentraram em qual parte do orçamento deveria ir para os requisitos de defesa da Groenlândia.

No início desta semana, o Ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, disse que estava ansioso para informar Trump sobre o 'enorme' reforço militar da Dinamarca desde seu último mandato como presidente.

No entanto, o Ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, reconheceu na quinta-feira que os investimentos militares necessários foram 'negligenciados por muitos anos'.

Poulsen disse no mês passado que mais fundos deveriam ser alocados para a presença militar da Dinamarca no Ártico, embora não tenha fornecido detalhes.

'As preocupações dos EUA são reais, e há alguns problemas muito concretos e enormes em relação à Groenlândia', disse o analista de defesa e comandante aposentado da Marinha Jens Wenzel Kristoffersen à Reuters.

'Os EUA precisam se sentir seguros nessa área e, se a Dinamarca não fizer algo a respeito, eles terão que lidar com isso sozinhos.'

O exército dos EUA mantém uma presença permanente na Base Espacial Pituffik, no noroeste da Groenlândia. A localização estratégica é vital para o exército dos EUA e seu sistema de alerta antecipado de mísseis balísticos, já que a rota mais curta da Europa para a América do Norte passa pela ilha.

Na quinta-feira, a embaixada dos EUA em Copenhague declarou que não havia planos para aumentar a presença militar dos EUA na Groenlândia.

(Reportagem de Jacob Gronholt-Pedersen)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

22 H
  1. Home
  2. noticias
  3. dinamarca planeja novos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.