Dior à Versailles: a coleção inspirada no Palácio de Versailles
Considerada a coleção de joias mais luxuosa da história da grife, diamantes e outras pedras preciosas compõem as peças
Publicada em
Que a especialidade da marca francesa Dior é o luxo, todos sabem, mas você conhece a coleção de jóias mais luxuosas da marca? Lançada em 2017, a Dior à Versailles foi inspirada nos jardins e detalhes decorativos do Palácio de Versailles, na França.
Usando como referência um dos maiores símbolos do luxo e glamour francês, as peças lançadas pela etiqueta foram idealizadas por Victoire de Castellane, diretora artística da marca, que transformou ítens como lustres e seus pingentes, as flores e cores dos jardins ou até a abraçadeira de uma cortina dos aposentos reais em belas jóias.
Dior à Versailles é composta por 66 peças extremamente detalhadas; tradicionais e inovadoras ao mesmo tempo, com suas cores vibrantes e formatos únicos. E, por mais que todas as jóias sejam obras de arte, o protagonista da coleção é o colar Trianon Diamant, com design inspirado nos canteiros geométricos dos jardins de Versailles.
Confira uma imagem da jóia em processo de confecção:
A peça é composta por pedras como esmeraldas, safiras, rubis, turquesas, turmalinas Paraíba, diamantes brancos, rosa e amarelos. As cores vibrantes reproduzem as flores verdadeiras do jardim.
Os brincos da coleção também são inovadores, com as mesmas cores vibrantes, mas contam com uma unicidade: são completamente diferentes nos lados esquerdo e direito. De acordo com Castellane, “os brincos não formam pares, e sim casais, que contam uma mesma história.”
O anel abaixo simboliza o domínio da rainha Maria Antonieta. Composta por diamantes, a peça levou mais de 800 horas para ser produzida.
"Minha ideia é que possamos encontrar em cada jóia esta associação paradoxal entre natureza e cultura, tão característica do trabalho de Le Nôtre e do jardim de Versalhes", explica a diretora artística da Dior.
Mas a Dior à Versailles também apresenta peças mais neutras, com diamantes brancos e designs clássicos, porém ainda assim únicos. Como inspiração para essas jóias, o Palácio também foi usado.
O conjunto de brincos e colar Galerie des Glaces usou como referência Versailles durante a noite, com as pedras dos lustres brilhando à luz das velas. As peças são feitas de diamantes, ouro branco e rosa, platina e prata escurecida.
Fotos: Dior, divulgação
SALA DE BATE PAPO