Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dior e Balenciaga tem legados explorados em exposição

O evento acontece em Nova York até 6 de novembro

Placeholder - loading - Foto/Reprodução: Exposição “Dior + Balenciaga: The Kings of Couture and Their Legacies”
Foto/Reprodução: Exposição “Dior + Balenciaga: The Kings of Couture and Their Legacies”
Ver comentários

Publicada em  

Dior e Balenciaga revolucionaram a moda francesa. Agora a dupla ganhará uma exposição no Museu do Instituto da Moda (MFIT) que colocará os estilos para dialogar.

exposicao-dior-balenciaga
Toque para aumentar

Os estilistas deixaram a visão de Europa destruída pela guerra para trás e apresentaram uma França chic. O MFIT com a exposição "Dior e Balenciaga: os Reis da Costura e seus Legados" analisa o trabalho dos estilistas na segunda metade do século XX.

Na verdade, os dois estilistas nunca sequer se encontraram. Mesmo que tenham vivido na mesma época - Christian Dior (1905-1957), Cristóbal Balenciaga (1895-1972). "Falavam o mesmo idioma, viveram na mesma época e possuíam praticamente a mesma clientela. Estavam criando roupas que atrairiam esse grupo demográfico específico e endinheirado na França e, principalmente, nos Estados Unidos", conta Patricia Mears, curadora da exposição.

A exposição conta com 60 peças que exploram e reavaliam o trabalho dos estilistas. Cada peça tem sua inspiração e construção exploradas. "Meu objetivo não é apenas mostrar o trabalho desses dois estilistas, mas também fazer questionamentos: as quão diferentes e semelhantes eles são?", comenta Patrícia.

Enquanto Dior tinha seu trabalho focado no corpo feminino, e com a ajuda de seus artesões modernizou as formas da Belle Époque. Balenciaga, por outro lado foi considerado o maior costureiro do mundo. "Quando você começa a treinar seus olhos, começa a encontrar pistas sutis, como mais estrutura com Dior ou às vezes mais fluidez no trabalho de Balenciaga", conta a curadora.

A exposição também contará com desenhos dos estilistas que sucederam os fundadores em suas casas. A proposta é enxergar a evolução das marcas ao longo das épocas.

Veja também:

PLAYLIST ANTENA 1: AS 10 MELHORES MÚSICAS DE BILLY JOEL

GRIFES DE LUXOS X MARCAS ESPORTIVAS: A MÁGICA DESSAS COLABORAÇÕES

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

1 H
  1. Home
  2. noticias
  3. dior e balenciaga tem legados …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.