Diretora do Fed diz que apoiou 'de todo o coração' o corte de 0,50 ponto na taxa de juros
Publicada em
(Reuters) - A diretora do Federal Reserve Lisa Cook apoiou o corte de 50 pontos-base na taxa de juros do banco central dos Estados Unidos na semana passada como uma forma de lidar com o aumento dos 'riscos de queda' para o emprego.
'Apoiei de todo o coração a decisão', disse Cook em comentários para a Universidade Estadual de Ohio. 'Essa decisão refletiu a confiança crescente de que, com uma recalibração apropriada de nossa política monetária, o sólido mercado de trabalho pode ser mantido em um contexto de crescimento econômico moderado e a inflação continuando a se mover de forma sustentável para baixo para nossa meta.'
'Ao pensar sobre o caminho da política monetária daqui para frente, analisarei cuidadosamente os dados que estão chegando, a evolução das perspectivas e o equilíbrio dos riscos', disse ela, usando a mesma linguagem que o Fed usou em seu comunicado anunciando o corte dos juros.
O mercado de trabalho dos EUA continua 'sólido', disse ela, mas esfriou visivelmente este ano, com a taxa de desemprego subindo de 3,4% para 4,2%.
'Como a demanda e a oferta de mão de obra estão agora mais equilibradas, pode ser mais difícil para algumas pessoas encontrarem emprego', afirmou ela, destacando que trabalhadores com menor escolaridade e de minorias tendem a sofrer mais com o enfraquecimento das condições econômicas.
Enquanto isso, disse ela, as pressões inflacionárias diminuíram, ficando em 2,5% nos 12 meses até julho. Isso está 'notavelmente mais próximo' da meta de 2% do Fed do que há apenas um ano, disse ela.
'O retorno ao equilíbrio no mercado de trabalho entre oferta e demanda, bem como o retorno contínuo em direção à nossa meta de inflação, reflete a normalização da economia após os deslocamentos da pandemia', disse ela. 'Essa normalização, especialmente da inflação, é muito bem-vinda, pois o equilíbrio entre a oferta e a demanda é essencial para sustentar um período prolongado de força do mercado de trabalho.'
(Por Ann Saphir)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO