Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Documento revela que mais de 250 milhões de jovens serão obesos em 2030

Atualmente, existem 158 milhões de crianças obesas em todo o mundo, e esse número tende a crescer.

Placeholder - loading - Mão segurando um sorvete em dia ensolarado (Foto: Pixabay)
Mão segurando um sorvete em dia ensolarado (Foto: Pixabay)
Ver comentários

Publicada em  

Mais de 250 milhões de crianças e adolescentes em idade escolar serão classificados como obesos até 2030. Isso colocará enorme pressão sobre os sistemas de saúde, alerta um novo relatório sobre obesidade infantil.

Atualmente, existem 158 milhões de crianças obesas em todo o mundo, de acordo com o primeiro Atlas de Obesidade Infantil da Federação Mundial de Obesidade, que calculou uma pontuação de risco para obesidade na próxima década para 191 países.

O relatório afirma que crianças em países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina estão particularmente em risco, como resultado de mudanças rápidas no estilo de vida, juntamente com a crescente popularidade e o marketing agressivo de junk food.

"Há uma transição das dietas tradicionais e das maneiras de fazer as coisas. As pessoas estão gastando menos energia, se tornando mais sedentárias e adotando uma dieta no estilo ocidental, rica em açúcar, óleo, amido e gordura", afirmou o Dr. Tim Lobstein, diretor de políticas da Federação Mundial da Obesidade (WOF, na sigla em inglês) e um dos autores do relatório, em entrevista à CNN.

O relatório disse que nenhum país incluído no atlas alcançaria uma meta acordada em uma cúpula da Organização Mundial da Saúde em 2013, que determinou que os níveis de obesidade infantil não fossem mais altos em 2025 do que entre 2010 e 2012.

Lobstein disse que ficou surpreso com o "aumento extraordinário" no número de crianças obesas previsto pelo relatório. Como a obesidade infantil está intimamente associada à obesidade na idade adulta, isso sobrecarregaria os sistemas de saúde, devido ao vínculo com doenças crônicas como o diabetes, alertou.

"É um grande salto. Inundará os sistemas de saúde, principalmente nos países em desenvolvimento", afirmou.

Nos Estados Unidos, 26,3% das crianças de cinco a nove anos e 24,2% das crianças de 10 a 19 anos seriam obesas até 2030, segundo o relatório. Em termos absolutos, espera-se que os EUA tenham 17 milhões de crianças obesas até 2030, o maior número depois da China e da Índia.

Lobstein disse que iniciativas como impostos sobre açúcar e refrigerante teriam apenas um pequeno impacto, principalmente porque eram difíceis de serem adotadas em países de baixa renda, onde os governos eram mais propensos a serem persuadidos por interesses comerciais.

Ele acrescentou que achava que uma geração mais jovem adotaria uma postura mais ativista em relação à obesidade - como fizeram em relação às mudanças climáticas.

"A maioria das pessoas não quer ter excesso de peso, mas não deve haver um estigma contra o indivíduo. É um problema social, não pessoal", salienta o especialista.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

O Met Gala 2025, conhecido como o Oscar da Moda, aconteceu na noite de 5 de maio no icônico Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e trouxe à tona um dos temas mais potentes dos últimos anos: “Feito sob Medida para Você”, em conexão com a nova exposição do Instituto do Figurino, “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), uma celebração da alfaiataria afrodescendente e da estética do dandismo negro.

O evento foi co-presidido por Pharrell Williams, A$AP Rocky, Lewis Hamilton, Colman Domingo e a eterna curadora Anna Wintour, com LeBron James como presidente honorário. A proposta deste ano reforçou a valorização da identidade negra por meio da moda, destacando a sofisticação, resistência e elegância das comunidades afrodescendentes ao longo da história.

O que acontece durante a cerimônia do Met Gala

Após o glamouroso tapete vermelho, onde celebridades exibem trajes criados especialmente para o tema do ano, os convidados do Met Gala participam de um jantar formal, seguido pela abertura exclusiva da exposição de moda no The Costume Institute do Metropolitan Museum. O evento também inclui discursos, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os maiores nomes da música, moda, cinema, arte e cultura contemporânea. Diferente de premiações tradicionais, não há entrega de prêmios: o foco está no encontro de grandes criadores e ícones em torno da arte e da moda como expressão cultural.

Diana Ross, Madonna e Rihanna dominam os holofotes com aparições icônicas

Três momentos marcaram fortemente o tapete vermelho do Met Gala 2025, concentrando a atenção da imprensa internacional:

O significado por trás do tema "Superfine: Tailoring Black Style"

O tema do Met Gala 2025 explorou como a moda negra, especialmente o dandismo e a alfaiataria refinada, tem sido historicamente uma forma de afirmação cultural e resistência política. A exposição correspondente investiga como desde o século XVIII, a moda tem servido como ferramenta de subversão e construção de narrativas negras no Ocidente.

Um Met Gala histórico para a moda e a cultura negra

Com um dos temas mais socialmente engajados da década, o Met Gala 2025 ficará marcado como um divisor de águas na forma como a moda celebra e amplifica vozes negras. Da gravidez de Rihanna à presença inesperada de Madonna, a edição deste ano reafirmou a importância do evento como palco de arte, ativismo e espetáculo.

7 H
  1. Home
  2. noticias
  3. documento revela que mais de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.