Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Documento revela que mais de 250 milhões de jovens serão obesos em 2030

Atualmente, existem 158 milhões de crianças obesas em todo o mundo, e esse número tende a crescer.

Placeholder - loading - Mão segurando um sorvete em dia ensolarado (Foto: Pixabay)
Mão segurando um sorvete em dia ensolarado (Foto: Pixabay)
Ver comentários

Publicada em  

Mais de 250 milhões de crianças e adolescentes em idade escolar serão classificados como obesos até 2030. Isso colocará enorme pressão sobre os sistemas de saúde, alerta um novo relatório sobre obesidade infantil.

Atualmente, existem 158 milhões de crianças obesas em todo o mundo, de acordo com o primeiro Atlas de Obesidade Infantil da Federação Mundial de Obesidade, que calculou uma pontuação de risco para obesidade na próxima década para 191 países.

O relatório afirma que crianças em países em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina estão particularmente em risco, como resultado de mudanças rápidas no estilo de vida, juntamente com a crescente popularidade e o marketing agressivo de junk food.

"Há uma transição das dietas tradicionais e das maneiras de fazer as coisas. As pessoas estão gastando menos energia, se tornando mais sedentárias e adotando uma dieta no estilo ocidental, rica em açúcar, óleo, amido e gordura", afirmou o Dr. Tim Lobstein, diretor de políticas da Federação Mundial da Obesidade (WOF, na sigla em inglês) e um dos autores do relatório, em entrevista à CNN.

O relatório disse que nenhum país incluído no atlas alcançaria uma meta acordada em uma cúpula da Organização Mundial da Saúde em 2013, que determinou que os níveis de obesidade infantil não fossem mais altos em 2025 do que entre 2010 e 2012.

Lobstein disse que ficou surpreso com o "aumento extraordinário" no número de crianças obesas previsto pelo relatório. Como a obesidade infantil está intimamente associada à obesidade na idade adulta, isso sobrecarregaria os sistemas de saúde, devido ao vínculo com doenças crônicas como o diabetes, alertou.

"É um grande salto. Inundará os sistemas de saúde, principalmente nos países em desenvolvimento", afirmou.

Nos Estados Unidos, 26,3% das crianças de cinco a nove anos e 24,2% das crianças de 10 a 19 anos seriam obesas até 2030, segundo o relatório. Em termos absolutos, espera-se que os EUA tenham 17 milhões de crianças obesas até 2030, o maior número depois da China e da Índia.

Lobstein disse que iniciativas como impostos sobre açúcar e refrigerante teriam apenas um pequeno impacto, principalmente porque eram difíceis de serem adotadas em países de baixa renda, onde os governos eram mais propensos a serem persuadidos por interesses comerciais.

Ele acrescentou que achava que uma geração mais jovem adotaria uma postura mais ativista em relação à obesidade - como fizeram em relação às mudanças climáticas.

"A maioria das pessoas não quer ter excesso de peso, mas não deve haver um estigma contra o indivíduo. É um problema social, não pessoal", salienta o especialista.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

16 H
  1. Home
  2. noticias
  3. documento revela que mais de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.