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Dona da Zara recua na bolsa com desaceleração de crescimento de vendas

Placeholder - loading - Loja da Zara em Pequim, China 16/04/2021 REUTERS/Tingshu Wang
Loja da Zara em Pequim, China 16/04/2021 REUTERS/Tingshu Wang
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Por Helen Reid e Corina Pons

ARTEIXO, Espanha (Reuters) - A Inditex, controladora da rede espanhola de vestuário Zara, divulgou nesta quarta-feira um ritmo mais fraco de vendas no começo do seu primeiro trimestre fiscal iniciado em 1º de fevereiro, levantando dúvidas entre os investidores sobre sua capacidade de manter o rápido crescimento recente, o que fez suas ações recuarem mais de 8% em Madri.

O presidente-executivo da Inditex, Oscar Garcia Maceiras, disse que as constantes mudanças nas notícias sobre tarifas e de cunho geopolítico estão dificultando previsões de longo prazo, sendo o mais recente líder empresarial a destacar o impacto da incerteza gerada pelos tumultos ao comércio global gerados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

As vendas da Inditex cresceram 4% desconsiderando impacto do câmbio no período de 1º de fevereiro a 10 de março, em comparação com o crescimento de 11% um ano atrás. As vendas terão que acelerar significativamente para atenderem à previsão de analistas de crescimento de 8,8% no primeiro trimestre, disse William Woods, analista da Bernstein.

A divulgação de desempenho foi a mais fraca feita pela Inditex desde 2016, sem considerar os anos de pandemia, disseram analistas do UBS.

A Inditex não deu nenhuma razão para o crescimento mais lento, mas as empresas têm alertado sobre demanda mais fraca, particularmente nos EUA, o segundo maior mercado da Inditex, depois da Espanha. A guerra comercial em curso com China, México e Canadá tem pressionado os consumidores norte-americanos.

'Vivemos em um ambiente incerto, um ambiente no qual é, logicamente, nossa obrigação monitorar cada notícia que é produzida. E, ao longo de um único dia, às vezes aparecem notícias contraditórias, o que torna difícil fazer previsões de longo prazo', disse Garcia Maceiras a jornalistas na sede da Inditex em Arteixo, norte da Espanha.

Maceiras, porém, disse que a Inditex está bem posicionada para se adaptar à guerra comercial, dada sua diversificação geográfica, e minimizou a recente desaceleração nas vendas do início do trimestre, dizendo que esse foi apenas um período curto no começo da temporada. 'Estamos otimistas em relação a 2025', disse ele.

A empresa informou um crescimento de 10,5% nas vendas do ano fiscal, totalizando 38,6 bilhões de euros.

'A Inditex não pode mais crescer em vendas no ritmo a que estávamos acostumados', disse Xavier Brun, gestor de portfólio da Trea Asset Management, com sede em Madri, que detém ações do grupo.

'Mas a reação do mercado é excessiva', acrescentou. 'A Inditex está investindo pesadamente em logística e isso permitirá que ela ganhe eficiência, embora o consumo possa cair nos próximos trimestres.'

Em comentários sobre suas perspectivas para 2025, a Inditex disse que tem um 'forte compromisso com o crescimento lucrativo' depois que o lucro líquido de 2024 cresceu 9%, para 5,9 bilhões de euros.

A Inditex, que também é proprietária das marcas Bershka, Pull&Bear, Massimo Dutti, Stradivarius e Oysho, disse que aumentará o dividendos em 9%, para 1,68 euro por ação.

A Inditex planeja investir 1,8 bilhão de euros este ano, o que inclui reformas de lojas, adoção de tecnologia e melhorias de plataformas online.

(Reportagem de Helen Reid, reportagem adicional de Marta Serafinko)

Escrito por Reuters

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BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

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