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Dona da Zara recua na bolsa com desaceleração de crescimento de vendas

Placeholder - loading - Loja da Zara em Pequim, China 16/04/2021 REUTERS/Tingshu Wang
Loja da Zara em Pequim, China 16/04/2021 REUTERS/Tingshu Wang
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Por Helen Reid e Corina Pons

ARTEIXO, Espanha (Reuters) - A Inditex, controladora da rede espanhola de vestuário Zara, divulgou nesta quarta-feira um ritmo mais fraco de vendas no começo do seu primeiro trimestre fiscal iniciado em 1º de fevereiro, levantando dúvidas entre os investidores sobre sua capacidade de manter o rápido crescimento recente, o que fez suas ações recuarem mais de 8% em Madri.

O presidente-executivo da Inditex, Oscar Garcia Maceiras, disse que as constantes mudanças nas notícias sobre tarifas e de cunho geopolítico estão dificultando previsões de longo prazo, sendo o mais recente líder empresarial a destacar o impacto da incerteza gerada pelos tumultos ao comércio global gerados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

As vendas da Inditex cresceram 4% desconsiderando impacto do câmbio no período de 1º de fevereiro a 10 de março, em comparação com o crescimento de 11% um ano atrás. As vendas terão que acelerar significativamente para atenderem à previsão de analistas de crescimento de 8,8% no primeiro trimestre, disse William Woods, analista da Bernstein.

A divulgação de desempenho foi a mais fraca feita pela Inditex desde 2016, sem considerar os anos de pandemia, disseram analistas do UBS.

A Inditex não deu nenhuma razão para o crescimento mais lento, mas as empresas têm alertado sobre demanda mais fraca, particularmente nos EUA, o segundo maior mercado da Inditex, depois da Espanha. A guerra comercial em curso com China, México e Canadá tem pressionado os consumidores norte-americanos.

'Vivemos em um ambiente incerto, um ambiente no qual é, logicamente, nossa obrigação monitorar cada notícia que é produzida. E, ao longo de um único dia, às vezes aparecem notícias contraditórias, o que torna difícil fazer previsões de longo prazo', disse Garcia Maceiras a jornalistas na sede da Inditex em Arteixo, norte da Espanha.

Maceiras, porém, disse que a Inditex está bem posicionada para se adaptar à guerra comercial, dada sua diversificação geográfica, e minimizou a recente desaceleração nas vendas do início do trimestre, dizendo que esse foi apenas um período curto no começo da temporada. 'Estamos otimistas em relação a 2025', disse ele.

A empresa informou um crescimento de 10,5% nas vendas do ano fiscal, totalizando 38,6 bilhões de euros.

'A Inditex não pode mais crescer em vendas no ritmo a que estávamos acostumados', disse Xavier Brun, gestor de portfólio da Trea Asset Management, com sede em Madri, que detém ações do grupo.

'Mas a reação do mercado é excessiva', acrescentou. 'A Inditex está investindo pesadamente em logística e isso permitirá que ela ganhe eficiência, embora o consumo possa cair nos próximos trimestres.'

Em comentários sobre suas perspectivas para 2025, a Inditex disse que tem um 'forte compromisso com o crescimento lucrativo' depois que o lucro líquido de 2024 cresceu 9%, para 5,9 bilhões de euros.

A Inditex, que também é proprietária das marcas Bershka, Pull&Bear, Massimo Dutti, Stradivarius e Oysho, disse que aumentará o dividendos em 9%, para 1,68 euro por ação.

A Inditex planeja investir 1,8 bilhão de euros este ano, o que inclui reformas de lojas, adoção de tecnologia e melhorias de plataformas online.

(Reportagem de Helen Reid, reportagem adicional de Marta Serafinko)

Escrito por Reuters

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EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

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