Dua Lipa recebe cidadania albanesa
A artista recebeu o título por divulgar o país internacionalmente por meio de sua música
Publicada em
Neste domingo, 27 de novembro, a cantora, compositora e modelo britânica Dua Lipa, em uma cerimônia privada, recebeu o título de cidadã albanesa pelo próprio presidente do país, Bajram Begaj e prefeito da cidade de Tirana, Erion Veliaj.
Para os fãs assíduos da artista britânica, não é novidade o fato de que ela possui origem albanesa. Nascida na cidade de londres no ano de 1995, seus pais, Anesa e Dukagjin Lipa, são imigrantes do Kosovo. Ambos emigraram para o Reino Unido para fugir de conflitos durante a guerra civil que atingiu o Kosovo, então Iugoslávia (1998-1999).
Assim, Dua Lipa foi convidada pelo presidente e o prefeito albanês para receber documentos que lhe garantem dupla cidadania antes da comemoração do 110º aniversário da independência da Albânia do império otomano. De acordo com ele, a cantora recebeu tal título por divulgar o país internacionalmente através de sua música e tornar o povo famoso em todo o mundo.
Dua fez questão de compartilhar fotos desse momento tão importante e um agradecimento, em inglês e albanês, em sua conta oficial no Instagram:
Tradução legenda:
“Obrigado Presidente Bajram Begaj e Prefeito @erionveliaj por esta honra. Consegui minha cidadania albanesa!! Obrigada, estou me sentindo muito orgulhosa”
Na cerimônia, antes de fazer o seu juramento de cidadania, Dua Lipa ainda brincou que, a partir de agora, é uma albanesa real oficial com registro para poder comprovar. "Eu também serei uma albanesa com documentos. é uma alegria indescritível", disse ela.
Kosovo teve sua independência declarada em 2008, sendo assim considerado um território autônomo do Leste Europeu. A região era habitada aproximadamente por 2 milhões de habitantes antes dessa conjuntura política acontecer, com 90% delas sendo de origem albanesa, como a família de Dua Lipa, e o resto formado por sérvios.
Na manhã de hoje, a artista não pode deixar de prestar uma homenagem ao 110º aniversário da independência da Albânia do império otomano. Inclusive, não por coincidência, ela irá encerrar sua turnê, “Future Nostalgia Tour”, na capital da Albânia, Tirana. Confira:
Tradução legenda:
“110 ANOS DE INDEPENDÊNCIA Estou tão feliz por estar em Tirana, Albânia como a mais nova cidadã para se apresentar para todos vocês esta noite. O FINAL FUTURE NOSTALGIA SHOW menxi po pres me ju paaaa !!!!!!! !!!!!!”
Vale destacar que em 2016, junto com seu pai, a artista co-fundou a “Sunny Hill Foundation” com o intuito de arrecadar fundos com shows anuais para ajudar projetos sociais em Kosovo, principalmente para kosovares com dificuldades financeiras, além de várias outras contribuições nobres.
“A Sunny Hill Foundation é uma organização de caridade estabelecida em Prishtina-Kosova, sob o patrocínio de Dua Lipa. Somos apaixonados e dedicados à nossa sociedade. Somos inspirados por nossa sociedade e sentimos, como Dua, que aqueles que experimentaram o sucesso devem passar a chance para que outros sigam seus passos”, informa o portal dedicado à causa. Para acessá-lo e saber mais, clique aqui.
Vale lembrar também que durante sua turnê “Future Nostalgia”, realizada neste ano, ela fez questão de ir ao país para se apresentar. Em agosto, ela fez uma apresentação única na cidade de Pristina.
Veja também:
ARTISTA DA SEMANA: PHIL COLLINS É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO
THE WEEKND ANUNCIA SHOWS NO BRASIL PARA 2023
SALA DE BATE PAPO