Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

É preciso cuidado na escolha do tratamento para o diabetes

Soluções caseiras e receitas encontradas na internet preocupam os especialistas.

Placeholder - loading - Variedade de ervas (Foto: Pixabay)
Variedade de ervas (Foto: Pixabay)
Ver comentários

Publicada em  

O tratamento para o diabetes pode não ser simples, exigindo, inclusive, uma série de mudanças nos hábitos de vida. As medicações são também extremamente importantes. Por isso, uma questão que tem preocupado os médicos são as soluções caseiras e receitas encontradas na internet como opções de tratamentos para combater a doença.

O que muitos indicam em sites é que o consumo regular e chás, sucos e farinhas de plantas podem controlar a glicemia no sangue. Entre elas, a chamada 'insulina vegetal' (Cissus sicyoides L.), flor de mamão, jambolão (Syzygium cumini), saião ou folha-da-fortuna (Kalanchoe brasiliensis Camb.), Noni (Morinda citrifoli), pata-de-vaca (Bauhinia variegata) e moringa (Moringa oleifera).

No entanto, a nutricionista do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Marlice Marques, alerta que as soluções caseiras podem agravar a enfermidade. O ideal é buscar sempre a orientação de um endocrinologista ou clínico geral para escolher o melhor tratamento para o perfil do paciente.

Perigo

Marlice lembra que, até o momento, foram poucos os estudos realizados sobre o tema – e a maioria apenas em animais. A planta moringa, inclusive, foi alvo de proibição da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em decisão anunciada em junho.

Desde então, a comercialização, a distribuição, a fabricação, a importação e a propaganda de produtos contendo a planta estão suspensos em todo o país. Produtos, em quaisquer formatos, e também o próprio insumo, foram proibidos.

A farinha de moringa costuma ser informalmente recomendada também para o tratamento de colesterol elevado, pressão arterial elevada, aterosclerose e envelhecimento precoce.

Rodrigo Moreira, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) afirma que todas as entidades nacionais e internacionais são contra tratamentos naturais ou caseiros no combate ao diabetes.

O maior problema, segundo Moreira, é que ainda não se tem conhecimento de todos os elementos presentes nas espécies, se são de fato eficazes e como são metabolizados pelo organismo. Os efeitos colaterais, por falta de pesquisas, também são desconhecidos.

Tratamentos eficazes

Os pacientes que apresentam diabetes do Tipo 1 precisam de injeções diárias de insulina para manter a glicose no sangue em valores considerados normais. Além delas, alguns especialistas também indicam que o paciente inclua medicamentos via oral no tratamento, de acordo com a necessidade de cada caso.

Já para os pacientes que apresentam diabetes Tipo 2, o tratamento consiste em identificar o grau de necessidade de cada pessoa, segundo o Ministério da Saúde. Conforme cada caso, os seguintes medicamentos podem ser recomendados:

Inibidores da alfaglicosidase: impedem a digestão e absorção de carboidratos no intestino.

Sulfonilureias: estimulam a produção pancreática de insulina pelas células.

Glinidas: agem também estimulando a produção de insulina pelo pâncreas.

Esse tipo da doença geralmente vem acompanhado de outros problemas de saúde – obesidade, sobrepeso, triglicerídeos elevados e hipertensão. Por isso, é essencial manter o acompanhamento médico para tratar essas outras doenças, além do diabetes.

O diabetes é uma doença séria que afeta, no mundo, 500 milhões de pessoas. Em 2040, a International Diabetes Federation (IDF) estima que serão 642 milhões de pacientes com a enfermidade. E o Brasil figura como o quarto país com mais portadores da doença: cerca de 13 milhões e, daqui 21 anos, deverão ser 23,2 milhões de brasileiros diabéticos.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

2 H
  1. Home
  2. noticias
  3. e preciso cuidado na escolha …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.