Eclipse total do Sol poderá ser visto da Argentina e Chile
Mais de 200 mil pessoas de diversas partes do mundo se reunirão no dia 02 de julho no Vale do Elqui, no Chile, para assistir ao fenômeno.
Publicada em
Mais de 200 mil pessoas de diversas partes do mundo se reunirão no dia 02 de julho no Vale do Elqui, no Chile. Elas devem observar o eclipse total do sol no local, que tem uma vista privilegiada do céu. Além disso, a região é um dos destinos mais procurados do país por sua boa gastronomia, cultura mística e atrativos para os aventureiros.
O Vale do Elqui concentra hoje quase 60% da observação astronômica mundial, com os observatórios de La Silla e Cerro Tololo. O local também se destaca por meio de iniciativas municipais como o Mamalluca, primeiro centro de observação turística do Chile.
A indústria local conta com uma diversidade de atividades: desde passeios de bicicleta pelas profundezas místicas dos vales desérticos até a prática de kitesurf e windsurf no reservatório de Puclaro, além de massagens em centros especializados.
O Eclipse
Este será o único eclipse solar de 2019, quando a Lua passa em frente ao Sol por alguns minutos. O fenômeno será visível em sua totalidade no Chile e Argentina. Pelo Brasil, ele será observado de forma parcial, às 17h39 do horário de Brasília. Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre e Amazonas terão visão privilegiada do evento.
Mas atenção: não se pode observar um eclipse solar diretamente a olho nu, a não ser que se trate de um eclipse solar total e mirando seus olhos apenas no auge do fenômeno, quando o Sol estiver completamente encoberto.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO