Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Economia alemã deve continuar fraca em 2025, dizem institutos

Placeholder - loading - Fábrica da Mercedes em Sindelfingen, Alemanha 04/03/2024. REUTERS/Wolfgang Rattay/File Photo
Fábrica da Mercedes em Sindelfingen, Alemanha 04/03/2024. REUTERS/Wolfgang Rattay/File Photo

Publicada em  

Por Maria Martinez

BERLIM (Reuters) - A esperada recuperação da economia da Alemanha foi adiada ainda mais, com três institutos econômicos revisando suas previsões nesta quinta-feira.

A economia alemã deve ficar estagnada no próximo ano, após uma contração de 0,3% no ano passado e um declínio esperado de 0,2% este ano, informou o Instituto IfW Kiel Para a Economia Mundial nesta quinta-feira.

O instituto reduziu sua previsão anterior de crescimento de 0,5% para 2025, feita em setembro.

'A economia alemã não consegue se libertar da estagnação', disse o instituto econômico em seu relatório. 'Quase não há sinais de uma recuperação econômica perceptível.'

Para 2026, o IfW Kiel previu um crescimento de 0,9%, também revisando para baixo sua previsão anterior de expansão de 1,1%.

'Este ano, a economia continua seu curso em ziguezague de trimestre a trimestre em torno da linha zero e é provável que encolha 0,2% em geral', disse o Instituto Alemão de Pesquisa Econômica DIW Berlim ao apresentar suas novas previsões.

Em 2025, é provável que o crescimento seja de 0,2%, acelerando para 1,2% em 2026, disse o DIW, cortando novamente suas previsões.

'Estamos vendo uma combinação crítica de desaceleração cíclica e problemas estruturais', disse Geraldine Dany-Knedlik, chefe de previsões econômicas do DIW. 'Isso está afetando particularmente o setor manufatureiro, normalmente forte em exportações, que é considerado a espinha dorsal da economia alemã.'

Além do aumento dos custos de energia e de materiais e da forte concorrência da China, as tarifas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, são iminentes, disse ela.

A Alemanha crescerá apenas 0,4% no próximo ano se não conseguir superar os desafios estruturais, mas poderá alcançar uma expansão de 1,1% se o curso correto da política econômica for definido, disse o Instituto Ifo nesta quinta-feira.

Devido à incerteza, o Instituto Ifo está apresentando dois cenários para a previsão econômica atual. O instituto econômico havia previsto um crescimento de 0,9% em suas previsões de setembro.

'No momento, ainda não está claro se a atual fase de estagnação é uma fraqueza temporária ou permanente e, portanto, uma mudança dolorosa na economia', disse Timo Wollmershaeuser, chefe de previsões do Ifo.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. economia alema deve continuar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.