Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Edge, da Cosan, importa gás argentino ao Brasil via Bolívia

Placeholder - loading - Gasoduto em construção na Argentina para transporte de gás do campo de Vaca Muerta 26/04/2023 REUTERS/Martin Cossarini
Gasoduto em construção na Argentina para transporte de gás do campo de Vaca Muerta 26/04/2023 REUTERS/Martin Cossarini
Ver comentários

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A Edge, empresa do grupo Cosan que atua no mercado livre de gás, anunciou nesta quarta-feira que realizou sua primeira importação de gás argentino para o Brasil por meio da Bolívia.

A operação ocorreu em parceria com a argentina Tecpetrol, que tem produção própria de 25 milhões de metros cúbicos por dia, operando dois campos de gás convencional na Bacia Noroeste e o principal campo de gás não convencional do país, Fortín de Piedra, localizado na Bacia de Neuquén.

As empresas não divulgaram volumes envolvidos na importação e de qual campo provém o gás.

O insumo trazido da Argentina, aproveitando a infraestrutura de gasoduto existente entre os três países, irá compor o portfólio de suprimento da Edge, que opera na comercialização de gás e também com projetos de infraestrutura e logística no segmento.

A operação se segue à primeira importação do tipo realizada pelo Brasil também utilizando a infraestrutura boliviana. No início deste mês, a TotalEnergies exportou gás de Vaca Muerta para a brasileira Matrix Energia.

O CEO da Edge, Demetrio Magalhães, avaliou em nota que o gás argentino terá papel relevante na matriz energética da região, contribuindo com segurança energética e desenvolvimento econômico.

'Esse é um movimento que reforça nosso posicionamento de fomentar a integração energética regional, conectando os recursos da América do Sul com inteligência e complementaridade para garantir uma oferta flexível, segura e competitiva, além de desenvolver cada vez mais o mercado livre de gás', afirmou.

Ricardo Markous, CEO da Tecpetrol, destacou o potencial de gás da região de Vaca Muerta, na Bacia de Neuquén para ampliar a oferta de gás argentino.

'Há uma enorme oportunidade, e estão em andamento -- e em planejamento -- ampliações na capacidade de transporte que nos permitirão abastecer, de forma competitiva e segura, todos os nossos países vizinhos', disse o executivo.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

23 H
  1. Home
  2. noticias
  3. edge da cosan importa gas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.