Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Eleições na Alemanha filha de refugiados, candidata quer dar voz a imigrantes

Filha de refugiados paquistaneses, Hibba-Tun-Noor Kauser é candidata a deputada na Alemanha. Na pequena cidade onde mora, mais de 60% têm origem estrangeira. A jovem quer representar esses imigrantes,

Ver comentários

Publicada em  

Transcrito:

Hibba-Tun-Noor Kauser nasceu num abrigo para refugiados na Alemanha há 21 anos. Seus pais fugiram da perseguição religiosa no Paquistão. Agora, ela é candidata a deputada pelo partido de centro-esquerda SPD. Ela tem um assento na Câmara Municipal de Offenbach, e uma de suas atividades é falar diretamente com moradores sobre suas necessidades.

Hibba-Tun-Noor Kauser: “O plano é com nosso bom humor, descer até o rio para tentar falar com as pessoas.”

Mais de 60% dos moradores da cidade tem origem migratória. Apenas 25% são cidadãos alemães com direito a voto.

“Cresci aqui em Offenbach. Mas não posso votar, pois só tenho passaporte turco.”

Hibba-Tun-Noor Kauser: “Isso significa que suas decisões são tomadas, e você não tem direito de decidir junto. Eu acho isso uma droga, para ser bem honesta.”

O sistema educacional da Alemanha pode ser um desafio para pessoas com origem migratória, assim como o mercado de trabalho. Imigrantes ganham em média, menos na Alemanha, do que pessoas sem origem estrangeira.

Hibba-Tun-Noor Kauser: “As eleições gerais serão no dia 26 de setembro. O senhor vai voltar?”

“Sim”.

Hibba-Tun-Noor Kauser: “Posso perguntar quais são os temas mais importantes para você na Alemanha?”

“Somos trabalhadores braçais. Queremos que os nossos salários reflitam a inflação. Os alimentos ficaram mais caros, então os nossos salários deveriam subir também.”

Hibba-Tun-Noor Kauser:” Vai votar no SPD, “inshallah?”

“Inshallah.”

Mais de 10 milhões de pessoas no país não tem cidadania alemã, e não poderão votar nas próximas eleições gerais. Muitos dos que poderiam votar se abstêm. Hibba-Tun-Noor Kauser acredita que isso seja o resultado de uma campanha eleitoral unilateral.

Hibba-Tun-Noor Kauser:” O problema é que as pessoas não são abordadas. Muitos não fazem isso. Muitos candidatos se dirigem a grupos específicos, que eles acham que tem o direito de votar. Geralmente, se aproximam das pessoas brancas. Mas não se preocupam com as pessoas que se parecem comigo. Percebemos que funciona quando conversamos com as pessoas. Elas estão abertas para dividir seus problemas.”

A jovem diz que já enfrentou racismo na carreira política.

Hibba-Tun-Noor Kauser:” Houve situações, fora do centro da cidade, onde pessoas disseram: Numa estrangeira como você, eu não voto.”

Apesar das adversidades, Hibba-Tun-Noor Kauser foi eleita para a Câmara Municipal. Agora, ela quer dar voz as minorias no Bundestag, o parlamento alemão.

Veja também:

O realismo do grafite do artista italiano Cheone.

Veículo que cabe na bolsa poderia diminuir a falta de vagas para estacionar.

Escrito por DW

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. eleicoes na alemanha filha de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.