Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Eletrobras discute com União redação de acordo e prevê conclusão em 2 semanas

Placeholder - loading - Logo da Eletrobras 9/04/2019 REUTERS/Brendan McDermid
Logo da Eletrobras 9/04/2019 REUTERS/Brendan McDermid
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Leticia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) -A Eletrobras está discutindo com a União a redação do termo de conciliação para encerrar a ação movida pelo governo no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre poder de voto na companhia, e o objetivo é concluir a negociação nas próximas duas semanas, disse o vice-presidente jurídico da companhia elétrica, Marcelo de Siqueira Freitas.

Em teleconferência nesta sexta-feira, o executivo afirmou que a assembleia extraordinária de acionistas para aprovar os termos finais do acordo com a União poderá ser convocada para a mesma data da assembleia geral ordinária, marcada para 29 de abril, segundo calendário da companhia.

'Feita a assembleia extraordinária e aprovados os termos do acordo, ele vai ser imediatamente submetido à homologação do STF, não há perspectiva de demora do Tribunal em relação a isso', afirmou Freitas.

A Eletrobras e a União anunciaram no mês passado que chegaram a um acordo para encerrar a disputa no STF sobre o limite de poder de voto na companhia. O governo passará a ter representatividade em conselhos da Eletrobras, enquanto a companhia reduzirá riscos associados a negócios nucleares, por exemplo deixando de ter obrigação de aportar recursos para a usina nuclear de Angra 3, caso o projeto siga adiante.

CRESCIMENTO E DIVIDENDOS

Na teleconfêrencia, os executivos da Eletrobras também comentaram sobre perspectivas de alocação de capital e remuneração aos acionistas, depois de a companhia ter anunciado na véspera, junto dos resultados financeiros, proposta de distribuição de R$4 bilhões em dividendos relativos a 2024.

Segundo o vice-presidente financeiro e de RI, Eduardo Haiama, o cenário atual de maior volatilidade dos preços de energia no Brasil deve fazer com que a companhia seja mais 'conservadora' em sua estratégia.

'Estamos vivendo um ambiente que tende a ser cada vez mais volátil... Em um cenário como esse, a gente tem que atuar de forma bem mais conservadora na hora de analisar para frente.'

Haiama apontou principalmente incertezas relacionadas à geração de energia, exigindo que a companhia trabalhe 'um pouco menos alavancada' e adote 'premissas mais conservadoras' na hora de vender os grandes volumes de energia descontratada de seu portfólio de usinas, dado que o segmento seguirá como a principal contribuição para o fluxo de caixa nos próximos anos.

Segundo ele, a companhia continuará direcionando recursos primeiro para modernização de usinas e reforços e melhorias da rede de transmissão, além de otimização da carteira de participações minoritárias.

'Após tudo isso, vamos equilibrar entre remuneração a nosso acionista, seja recompra, seja dividendo, seja investimento em 'greenfield' (projetos do zero) ou mesmo M&A (fusões e aquisições)'.

(Por Letícia Fucuchima; edição de Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

2 H
  1. Home
  2. noticias
  3. eletrobras discute com uniao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.