Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

ELN responderia com força a qualquer ruptura de cessar-fogo na Colômbia, diz líder

Placeholder - loading - Rebelde do Exército de Libertação Nacional (ELN) posa para foto em uma floresta da Colômbia 31/08/2017 REUTERS/Federico Rios
Rebelde do Exército de Libertação Nacional (ELN) posa para foto em uma floresta da Colômbia 31/08/2017 REUTERS/Federico Rios
Ver comentários

Publicada em  

Por Luis Jaime Acosta

BOGOTÁ (Reuters) - Os rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN) da Colômbia responderão com força militar a qualquer interrupção do cessar-fogo com o governo, disse o líder Antonio García à Reuters, prevendo que o atual estágio das negociações de paz terminará em 2025.

O presidente colombiano, Gustavo Petro, reiniciou as negociações com o grupo, fundado em 1964 por padres católicos radicais, como parte de sua tentativa de alcançar a 'paz total' no país sul-americano, cujo conflito de seis décadas matou pelo menos 450.000 pessoas.

Os dois lados realizaram seis rodadas de negociações até o momento, chegando a um acordo de cessar-fogo bilateral no ano passado, que foi recentemente prorrogado por mais seis meses.

O ELN também se comprometeu a acabar com os sequestros para pagamento de resgate -- há muito tempo uma das técnicas preferidas de financiamento dos rebeldes.

'Se eles nos atacarem, nossas estruturas se defenderão, é legítimo se defender', disse García em resposta a perguntas por escrito, detalhando um incidente recente em que, segundo ele, os soldados se aproximaram de um acampamento e os combatentes do ELN dispararam para o alto.

'De agora em diante, se eles abandonarem a honra militar, nossos combatentes responderão de maneira eficaz, abrirão fogo contra os avanços do inimigo e se defenderão', disse.

García, sem apresentar provas, disse que os dissidentes dos rebeldes das Farc, que rejeitam um acordo de paz de 2016 assinado por esse grupo, e a gangue criminosa Clan del Golfo se dedicam ao tráfico de drogas e têm vínculos com a inteligência do Estado.

O ELN, que tem 5.800 membros e cerca de 3.000 combatentes, há muito tempo é acusado de se financiar com drogas.

As Forças Armadas da Colômbia não responderam de imediato a um pedido de comentário, mas duas fontes do alto escalão negaram qualquer ligação militar com grupos armados ilegais.

O governo também está mantendo conversações com os dois maiores grupos de dissidentes das Farc, mas os esforços para um acordo de rendição com os guerrilheiros fracassaram.

O financiamento acordado pelos dois lados nas negociações com o ELN será destinado aos esforços de paz e ao apoio às necessidades básicas dos combatentes do ELN durante o cessar-fogo, disse García. A suspensão dos sequestros com pedido de resgate significa que o grupo só pode se sustentar por três meses, disse ele.

A fase atual das negociações, que inclui o debate sobre investimentos sociais, pode terminar no próximo ano, disse ele, mas dependerá da manutenção do cessar-fogo pelo governo.

A agenda inclui mais duas fases, e pode haver pouco tempo para chegar a um acordo antes que Petro, que disse que as negociações começariam rapidamente, deixe o cargo em 2026.

Há muito tempo, os observadores expressam o temor de que o ELN, considerado mais radical do que as Farc, não consiga chegar a um acordo. As negociações anteriores com o grupo fracassaram devido a uma cadeia de comando difusa e à dissidência entre os combatentes.

O grupo está unido, acrescentou García, e quer que a Colômbia mude para melhor.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

22 H
  1. Home
  2. noticias
  3. eln responderia com forca a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.