Elvis Presley: Hoje faz 64 anos da primeira apresentação na televisão
Cantor foi rejeitado diversas vezes antes no mesmo programa
Publicada em
No dia 9 de setembro de 1956, o cantor e compositor estadunidense, Elvis Presley, realizou a primeira apresentação da carreira na televisão, evento transmitido para todo país. A performance ocorreu no programa Ed Sullivan Show, comandado pelo apresentador, e estrela na época, Ed Sullivan. Confira a história completa de como tudo aconteceu.
Veja também: Harry Styles pode interpretar Elvis Presley em Biografia
Primeiro, é preciso contextualizar como estava a política midiática na época. Durante os anos 50, enquanto acontecia a temida Guerra Fria, o governo estadunidense intervia em diversas transmissões de programas, tanto na TV quanto no rádio, afim de impedir qualquer tipo de influência “antipatriótica” para a população. Segundo historiadores, este período foi marcado por uma extensa perseguição a ideologias, ou atitudes, que pudessem levar ao comunismo, chamado de “Perigo Vermelho” pelas autoridades.
Além dos noticiários, os programas de auditório, responsáveis pela maior parte da audiência estadunidense do período, eram vigiados, tanto à distância, quanto presencialmente pelos censores. Ed Sullivan, apresentador e chefe de um dos maiores programas deste gênero na época, o Ed Sullivan Show, era meticuloso ao escolher o que deveria ir, ou não, ao ar para os milhares de telespectadores todos os domingos.
Ed negou, diversas vezes, apresentar o jovem Elvis Presley, que na época tinha 21 anos. Não só por receio da censura, mas também por não ser muito fã das canções do musicista. Porém, o que Sullivan não esperava foi a popularidade do garoto crescer, e após ser pressionado, Ed cedeu espaço para três apresentações do rei, sob a conduta que apenas a cintura para cima de Presley deveria ser filmada.
Presley não só conseguiu conquistar o coração dos telespectadores, como também do apresentador, que considerou o jovem Elvis um garoto decente e fino. Um dia depois da performance, as lojas de disco simplesmente mal podiam comportar a demanda de pedidos para o disco “Love Me Tender”, e impulsionou o rei para o topo das vendas em praticamente todo o globo no ano.
SALA DE BATE PAPO