Em Riad, premiê chinês pede aceleração de negociações comerciais no Golfo
Publicada em
PEQUIM/DUBAI (Reuters) - O primeiro-ministro da China, Li Qiang, pediu nesta quarta-feira que Pequim e o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), que inclui a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, acelerem negociações de livre comércio.
Li deu a declaração durante uma reunião em Riad com o secretário-geral do CCG, Jasem al-Budaiwi, segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua. Li também deve visitar os Emirados Árabes Unidos nesta semana.
A agência de notícias estatal saudita SPA publicou posteriormente que, durante a reunião, al-Budaiwi enfatizou a importância de avançar e finalizar as negociações comerciais em um 'futuro próximo'.
Negociações de livre comércio empacaram devido à preocupação da Arábia Saudita com importações chinesas baratas, com fontes dizendo à Reuters em maio que elas haviam entrado em um impasse.
A Arábia Saudita está preocupada que uma onda de versões chinesas de baixo custo de produtos que ela espera fabricar internamente seja prejudicial à sua agenda industrial, segundo as fontes.
A China e o CCG, rico em energia e que também inclui Catar, Kuweit, Omã e Barein, iniciaram negociações de livre comércio quase 20 anos atrás.
(Reportagem de Ella Cao em Pequim e Alexander Cornwell e Jana Choukeir em Dubai)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO