Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Em visita a Hiroshima e Nagasaki, Papa pede fim de armas nucleares

Placeholder - loading - Papa Francisco cumprimenta um sobrevivente de bomba atômica no Parque Memorial da Paz, em Hiroshima, Japão. 24/11/2019. Mídia do Vaticano via REUTERS. ESTA IMAGEM FOI FORNECIDA POR TERCEIROS
Papa Francisco cumprimenta um sobrevivente de bomba atômica no Parque Memorial da Paz, em Hiroshima, Japão. 24/11/2019. Mídia do Vaticano via REUTERS. ESTA IMAGEM FOI FORNECIDA POR TERCEIROS
Ver comentários

Publicada em  

Por Philip Pullella

HIROSHIMA, Japão (Reuters) - O Papa Francisco levou neste domingo sua campanha para abolir armas nucleares às duas únicas cidades atingidas por bombas atômicas, classificando a posse de tais armas como indefensamente perversa e imoral e seu uso como crime contra a humanidade e a natureza.

Francisco visitou o marco zero de Hiroshima e o de Nagasaki, ambos queimados na consciência coletiva do mundo depois das bombas lançadas pelos Estados Unidos por três dias em agosto de 1945, em um esforço para terminar a Segunda Guerra Mundial.

'Aqui, em uma explosão incandescente de raios e fogo, tantos homens e mulheres, tantos sonhos e esperanças desapareceram, deixando para trás apenas sombras e silêncio', disse Francisco no Memorial da Paz de Hiroshima, depois de ficar em oração silenciosa e ouvir um relato angustiante de um sobrevivente.

Yoshiko Kajimoto, que tinha 14 anos na época, lembrava 'pessoas caminhando lado a lado como fantasmas, pessoas cujo corpo todo estava tão queimado que eu não sabia a diferença entre homens e mulheres, com os cabelos em pé, os rostos inchados a ponto de dobrarem de tamanho, os lábios soltos, com as duas mãos estendidas com a pele queimada pendurada neles.'

'Ninguém neste mundo pode imaginar tal cena do inferno', disse ela.

Mais de 100 mil pessoas morreram instantaneamente nos ataques e cerca de outras 400 mil perderam a vida nos meses, anos e décadas subsequentes vítimas de doenças ou radiações.

'Com profunda convicção, desejo mais uma vez declarar que o uso da energia atômica para fins de guerra é hoje, mais do que nunca, um crime não apenas contra a dignidade dos seres humanos, mas contra qualquer futuro possível para nosso lar comum', afirmou o Papa em Hiroshima.

'O uso da energia atômica para fins de guerra é imoral, assim como a posse de armas nucleares é imoral, como eu já disse há dois anos.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. em visita a hiroshima e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.