Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Embaixador dos EUA diz que México não é seguro e culpa ex-presidente por fracasso em segurança

Placeholder - loading - Embaixador dos Estados Unidos no México, Ken Salazar 13/11/2024 REUTERS/Raquel Cunha
Embaixador dos Estados Unidos no México, Ken Salazar 13/11/2024 REUTERS/Raquel Cunha

Publicada em  

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O embaixador dos Estados Unidos no México, Ken Salazar, disse nesta quarta-feira que o país não é seguro e criticou o presidente anterior por uma política de segurança fracassada e por se recusar a aceitar assistência norte-americana.

'A realidade é que, no momento, o México não é seguro', disse Salazar durante entrevista coletiva em sua residência na Cidade do México.

O embaixador criticou diretamente o ex-presidente Andrés Manuel López Obrador, dizendo que a coordenação de segurança entre México e EUA foi prejudicada durante seu mandato.

'Infelizmente, essa coordenação fracassou no último ano, em grande parte porque o presidente anterior não queria receber ajuda dos Estados Unidos', disse.

A tentativa de López Obrador de lidar com as causas fundamentais da violência, uma estratégia que ele chamou de 'abraços, não balas', 'não funcionou', disse Salazar.

Ele acrescentou que espera que a presidente Claudia Sheinbaum, que assumiu o cargo no mês passado, tenha mais sucesso no combate ao crime e à violência, investindo mais em segurança.

Sheinbaum, que pertence ao mesmo partido de López Obrador, enfatizou que sua política de segurança será próxima à do presidente anterior.

Os comentários ocorrem depois que as relações entre López Obrador e Salazar ficaram cada vez mais tensas nos últimos meses, após o embaixador criticar uma reforma judicial que estava sendo conduzida pelo ex-presidente.

Isso marca uma forte mudança em relação ao início do mandato de López Obrador, quando se considerava que ambos tinham uma relação de trabalho próxima -- o que alguns diplomatas norte-americanos criticaram em conversas privadas.

O México tem enfrentado uma recente onda de violência, com centenas de mortos em guerras entre cartéis no Estado de Sinaloa e massacres em outros Estados, como Querétaro, onde 10 pessoas foram mortas em um bar no último fim de semana.

(Reportagem de Diego Delgado)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. embaixador dos eua diz que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.