Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Emissões globais devem cair apenas 2% até 2030, mostra relatório da ONU

Placeholder - loading - Fumaça em Dublin  30/8/2023   REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Fumaça em Dublin 30/8/2023 REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Ver comentários

Publicada em  

Por Gloria Dickie

LONDRES (Reuters) - Os governos estão fazendo progressos insuficientes na redução das emissões de gases do efeito estufa para evitar os piores impactos das mudanças climáticas, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta terça-feira.

O relatório foi apresentado poucas semanas antes de os líderes mundiais se reunirem em Dubai para a conferência anual da ONU sobre o clima, a COP28, na qual os países pressionarão por mais ações climáticas, incluindo uma possível eliminação gradual dos combustíveis fósseis antes de 2050.

'A COP28 precisa ser um ponto de virada histórico nesta década crítica', disse Sultan al-Jaber, chefe da empresa estatal de petróleo dos Emirados Árabes Unidos, que presidirá as discussões.

De acordo com os atuais planos climáticos nacionais, conhecidos como Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), espera-se que as emissões aumentem 9% acima dos níveis de 2010 até o final desta década, mesmo que as NDCs sejam totalmente implementadas, segundo o relatório.

As emissões de gases do efeito estufa cairiam em 2% abaixo dos níveis de 2019 até 2030, acrescentou o relatório, indicando que o mundo verá o pico de emissões nesta década.

Isso ainda está muito aquém da redução de 43% em relação aos níveis de 2019 que, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima da ONU, é necessária para não ultrapassar o nível de 1,5ºC, meta prevista no Acordo de Paris.

'A ambição global estagnou no ano passado e os planos climáticos nacionais estão notavelmente desalinhados com a ciência', disse o secretário-geral da ONU, António Guterres. 'O abismo entre a necessidade e a ação está mais ameaçador do que nunca.'

De acordo com o Acordo de Paris de 2015, no qual os países concordaram em limitar o aquecimento global a um nível 'bem abaixo' de 2ºC, os países devem apresentar e atualizar suas NDCs a cada cinco anos.

O relatório da ONU analisou quase 200 envios, incluindo 20 NDCs novos ou atualizados submetidos até setembro de 2023.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. emissoes globais devem cair …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.