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Empresa automotiva da Huawei é avaliada em até US$35 bi, dizem fontes

Placeholder - loading - Bandeira da China perto de loja da Huawei em Xangai 08/09/2023 REUTERS/Aly Song
Bandeira da China perto de loja da Huawei em Xangai 08/09/2023 REUTERS/Aly Song
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Por Julie Zhu e Zhuzhu Cui

HONG KONG/XANGAI (Reuters) - A nova empresa de software e componentes para carros inteligentes da Huawei Technologies deverá ser avaliada em até 250 bilhões de iuanes (34,67 bilhões de dólares) após a venda de participações a investidores, incluindo a montadora Changan Auto, disseram três fontes..

A empresa chinesa disse no domingo que vai cindir sua unidade de negócios Intelligent Automotive Solution (IAS), criada há quatro anos para se tornar o equivalente à alemã Bosch da era dos veículos elétricos, em uma nova companhia que receberá as principais tecnologias e recursos da unidade.

A principal parceira automotiva, a Chongqing Changan Automobile, e as partes relevantes serão proprietárias de até 40% da nova empresa, segundo afirmou a Changan Auto no domingo. Nem a Changan Auto, nem a Huawei divulgaram detalhes financeiros da parceria.

A Changan Auto e uma controlada estão considerando adquirir cerca de 40% da nova empresa, que pode ser avaliada em 200 bilhões a 250 bilhões de iuanes, disseram duas das fontes.

Entre os possíveis acionistas minoritários estão as montadoras estatais FAW Group e Dongfeng Motor Group, que também estão em negociações avançadas com a Huawei para adquirir até 5% cada, disseram as três fontes.

A Huawei provavelmente permanecerá como a maior acionista individual, com 40% a 50%, pelo menos nos próximos dois ou três anos, disseram duas das fontes.

O spin-off é raro para a Huawei, cujos negócios, incluindo telecomunicações e eletrônicos de consumo, são de propriedade do fundador Ren Zhengfei e de cerca de 100 mil funcionários acionistas desde a fundação da empresa em 1987. Em 2020, um ano depois de ter sido submetida a sanções dos EUA por motivos de segurança, a companhia vendeu a marca de smartphones Honor.

Três das fontes disseram que uma das razões para a venda da participação é que a Huawei tem enfrentado dificuldades para expandir o negócio de carros inteligentes e precisa recuperar capital para cobrir os gastos com pesquisa e desenvolvimento.

A Huawei investiu 3 bilhões de dólares na unidade desde sua criação e aumentou sua equipe de P&D para 7 mil pessoas, mostrou o relatório anual de 2022 da empresa.

Ren não comentou o assunto.

A unidade automotiva foi a única que perdeu dinheiro entre as seis principais da Huawei e gerou uma receita de 1 bilhão de iuanes no primeiro semestre de 2023, uma fração do total de 310,9 bilhões faturado pela empresa, disse a Huawei em agosto.

A Huawei tem parcerias com outras empresas automotivas, incluindo a Seres Group e a Jianghuai Automobile, bem como com a Changan Auto envolvendo as marcas de veículos elétricos Avatr e Deepal.

A nova empresa -- que, segundo a Huawei, se envolverá em P&D, produção, vendas e serviços de sistemas automotivos inteligentes e soluções de componentes -- também absorverá outros ativos e recursos relacionados a automóveis do grupo fora da unidade de negócios IAS, disse uma das três fontes.

A Huawei está considerando a possibilidade de instalar a sede da nova empresa em Chongqing, um município do sudoeste da China onde fica a sede da Changan, disseram duas das fontes. A unidade está atualmente sediada em Xangai.

O acordo proposto também facilitará o caminho para a listagem de ações da empresa, como a Huawei havia planejado, disseram duas das fontes.

Escrito por Reuters

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EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

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