Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Empréstimo em avaliação para elétricas poderia envolver R$17 bi, dizem fontes

Placeholder - loading - 14/08/2015. REUTERS/Paulo Whitaker
14/08/2015. REUTERS/Paulo Whitaker
Ver comentários

Publicada em  

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - Uma operação em avaliação no governo que envolveria empréstimos emergenciais para apoiar distribuidoras de energia, que temem sofrer fortes perdas devido a impactos do coronavírus sobre o setor, poderia movimentar até cerca de 17 bilhões de reais, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento das conversas.

As concessionárias de distribuição têm mostrado preocupação com a acentuada redução da demanda por energia e com uma possível disparada da inadimplência devido a medidas de isolamento adotadas pelo Brasil contra a disseminação do vírus.

Uma das saídas que vêm sendo discutidas pelo segmento junto ao governo seria a viabilização de empréstimos às elétricas para cobrir perdas de caixa enquanto durar a crise gerada pela pandemia, embora a ideia ainda não seja um consenso entre os envolvidos nas negociações, disse uma das fontes.

A possível operação de apoio às elétricas, que poderia envolver o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou um 'pool' de bancos, incluindo privados, foi alvo de ampla reunião entre governo e representantes de distribuidoras nesta quinta-feira, com participação de dezenas de pessoas por meio de videoconferência, disseram as fontes.

'Falam em aproximadamente 17 bilhões de reais', disse a primeira fonte, que falou sob a condição de anonimato porque as conversas sobre o tema são privadas.

'Há diversos cenários, esse valor está dentro dos cenários, mas não é o único (projetado). Isso é basicamente considerando perdas de mercado e questões de inadimplência', disse uma segunda fonte, que tem conhecimento das discussões.

Até o momento, no entanto, não há decisão tomada, uma vez que o governo e técnicos do setor de energia que participam das conversas ainda não chegaram a um consenso sobre a necessidade ou conveniência dos empréstimos de apoio às distribuidoras e sobre como lidar com eventuais impactos sobre os consumidores.

Há no momento uma visão mais favorável à operação no Ministério de Minas e Energia, enquanto parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem mostrado resistência caso a saída desenhada envolva repasse de custos aos consumidores finais, disse a primeira fonte.

Segundo essa fonte, há hoje mais diretores contrários à ideia na Aneel do que favoráveis.

Em meio às negociações com o governo por ajuda, diversas distribuidoras enviaram na quarta-feira notificações a geradores em que classificam a pandemia de coronavírus como um 'evento de força maior' que poderia justificar reduções de volumes em contratos de compra de energia.

A italiana Enel, uma das que enviou os avisos, destacou nas notificações que tem mantido interlocução com autoridades 'em busca de uma solução sistêmica' para os problemas ocasionados pelo coronavírus.

Procurado, o Ministério de Minas e Energia não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.

(Por Luciano Costa)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

10 H
  1. Home
  2. noticias
  3. emprestimo em avaliacao para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.