Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Enel eleva dividendo mínimo e investirá mais de US$45 bilhões até 2027

Placeholder - loading - Logo da Enel em Milão
Logo da Enel em Milão
Ver comentários

Publicada em  

Por Francesca Landini e Giancarlo Navach

MILÃO (Reuters) - A italiana Enel disse nesta segunda-feira que elevaria o dividendo mínimo a ser pago para o período de 2025-2027 para 0,46 euro por ação, de 0,43 euro anteriormente, e simplificaria sua política de retorno ao investidor.

Em novo plano trienal, a companhia estatal disse que investiria cerca de 43 bilhões de euros (45 bilhões de dólares), 7 bilhões de euros a mais do que o previsto na estratégia de 2024-2026.

A reação do mercado foi discreta. As ações do grupo abriram em alta de 0,7%, mas depois ficaram negativas e passaram a cair 1,1%, um pouco melhor do que o índice negativo de blue-chips de Milão.

'As metas delineadas na reunião do mercado de capitais atenderam amplamente às expectativas do mercado, mas é improvável que (as ações) brilhem devido à falta de surpresas positivas', disseram os analistas do Citi em relatório a clientes.

Os investimentos em redes elétricas aumentarão cerca de 40% em relação ao plano anterior, chegando a 26 bilhões de euros, e os aportes em projetos renováveis permanecerão praticamente inalterados em 12 bilhões de euros, enquanto 2,7 bilhões de euros serão dedicados a negócios para clientes.

O grupo agora espera que o lucro ordinário antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) aumente para 22,9-23,1 bilhões de euros em 2025 e, potencialmente, alcance até 24,5 bilhões em 2027.

A receita líquida ordinária deve aumentar para 6,7 a 6,9 bilhões de euros no próximo ano e ultrapassar 7 bilhões no final do plano.

Este ano, o grupo espera concluir um amplo plano de alienação de ativos iniciado no final de 2022, que reduzirá sua dívida para cerca de 2,4 vezes o lucro básico, abaixo da média do setor de 3,1 vezes, informou a empresa.

Todas as metas para 2024 serão atingidas com base nos bons resultados de sua divisão de renováveis.

Com a dívida sob controle e um programa de corte de custos ainda em andamento, a administração liderada pelo CEO Flavio Cattaneo agora aumentará os investimentos em ativos regulados e buscará oportunidades na oferta de serviços para data centers.

'Entre 2025 e 2027, nos concentraremos nas atividades principais e em uma alocação de capital flexível, aumentando os investimentos principalmente em ativos regulados com retornos previsíveis que também apoiarão a aceleração da transição energética', disse Cattaneo em comunicado.

Cattaneo disse que o grupo criaria uma nova empresa focada em ativos de conexão que ofereceria serviços de valor agregado para data centers.

O CEO, nomeado em maio do ano passado com o apoio do governo de direita da Itália, direcionou a empresa para uma abordagem mais seletiva dos projetos de energia renovável e concentrou os gastos na Europa.

A Enel disse que dedicaria 75% dos investimentos à Europa, e o restante seria destinado à América Latina e à América do Norte.

A nova política de dividendos prevê um piso de dividendos mais alto e um potencial de aumento de até 70% do lucro líquido ordinário.

(Reportagem adicional de Nilutpal Timsina em Bengaluru)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

13 H
  1. Home
  2. noticias
  3. enel eleva dividendo minimo e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.