Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Enel eleva em 61,4% investimentos em redes elétricas no Brasil, a US$4,6 bi

Placeholder - loading - Logo da Enel em Niterói 14/07/2022 REUTERS/Ian Cheibub
Logo da Enel em Niterói 14/07/2022 REUTERS/Ian Cheibub
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo Enel prevê investir 4,6 bilhões de dólares em suas distribuidoras de energia no Brasil entre 2025 e 2027, aumento de 61,4% em relação ao orçado no plano anterior, em um esforço para tornar as redes elétricas mais resilientes a eventos climáticos extremos que vêm afetando as operações na região.

Os números foram apresentados nesta sexta-feira pela Enel Américas, controladora direta dos negócios brasileiros, e são um detalhamento do plano estratégico lançado pelo grupo italiano no início desta semana.

Do valor total, a companhia destinará 2,4 bilhões de dólares para a distribuidora Enel São Paulo, 1,2 bilhão de dólares para a Enel Ceará, e 1 bilhão de dólares para a Enel Rio, disse o CEO da Enel Américas, Aurelio Bustilho, durante teleconferência com analistas e investidores.

Bustilho ressaltou que o novo montante representa um 'grande' aumento frente ao previsto no plano anterior e reconheceu que a companhia precisa 'fazer sua parte' para se adaptar à nova realidade climática, que também tem afetado suas operações em outros países da América Latina, como o Chile.

A atuação da Enel no Brasil está sob forte escrutínio da sociedade e de autoridades depois que a companhia falhou em prestar atendimento rápido a seus milhões de clientes após eventos climáticos extremos ocorridos desde o ano passado.

Em novembro de 2023, chuvas com ventos acima de 100 km/h deixaram milhões de consumidores do Estado de São Paulo sem luz por dias, principalmente na região metropolitana atendida pela Enel, em ocorrência que levou à aplicação de multas milionárias.

Neste ano, um temporal em outubro interrompeu o fornecimento de energia a 3,1 milhões de clientes paulistas, com os trabalhos para recomposição completa dos serviços tendo demorado cinco dias, reacendendo as críticas à empresa e disparando medidas mais duras do governo federal.

A Enel busca melhorar as operações para obter a renovação de suas concessões de distribuição, que expiram entre 2026 e 2028. Segundo Bustilho, o processo de renovação das distribuição está ocorrendo em linha com as expectativas.

'Acredito que (o processo) está ocorrendo da forma certa, praticamente em linha com o esperado... incentivando o Capex, a qualidade do fornecimento de energia, mais alinhado a eventos climáticos extremos... Nossa expectativa é que o processo seja concluído no primeiro trimestre (de 2025), ou abril'.

Além das três distribuidoras de energia, a companhia elétrica de origem italiana tem negócios em geração e transmissão de energia no Brasil e braços de serviços e comercialização de energia.

Incluindo aportes em seus outros negócios, a Enel investirá um total de 4,95 bilhões de dólares no Brasil entre 2025 e 2027.

Em relação ao segmento de geração renovável de energia, os executivos afirmaram que a companhia terá uma abordagem 'mais seletiva' com investimentos, 'a fim de otimizar a relação risco-retorno'.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

23 H
  1. Home
  2. noticias
  3. enel preve investir us495 bi …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.