Entrevista: conheça o Labof, laboratório que conecta pessoas por meio da arte
O intuito é ajudar marcas com o rebrandimg, por meio de consultoria e produção artística
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O Labof, um laboratório de inovação, é um espaço de criação colaborativo que busca oferecer as condições mais favoráveis para a inovação dentro de uma empresa. Nesses labs é muito comum que novos produtos sejam desenvolvidos a partir da reformulação de serviços e processos, e é exatamente esse o preceito da agência.
Criada em 2018 por Bruno Bernardo, Marcelo Balas, Cusco Rebel, Lukas Carmona, Bruno Garms e Vitor Faria, a empresa procura trazer mais relevância para as marcas através de um mindset “nontraditional”, a fim de ressignificar a arte e a publicidade.
O insight para a formação do projeto veio do questionamento do modelo de publicidade brasileiro, onde o foco fica apenas na venda de mídia. Para entender uma pouco mais sobre as motivações e a formação da empresa a Antena 1 conversou com dois dos fundadores, Bruno Garms e Bruno Bernardo.
Confira:
Um dos principais conceitos do Labof é definitivamente a redefinição, por isso, eles se denominam como um hub de soluções. Essa nomenclatura significa que a agência é um espaço que integra empresas, a partir da coparticipação de segmentos e introdução de novas tecnologias a todo momento. Assim, são um ambiente de experimentação, no qual o objetivo é justamente a impulsão de negócios inovadores.
Pensando nisso, o empreendimento criou uma metodologia na qual utilizam duas ferramentas principais para desenvolver essa nova forma de redirecionar as marcas, em meio a um presente em constante mudança. Dessa forma, os principias conceitos utilizados pela empresa para se inserirem nesse mercado de inovação é o rebranding e a arte.
consultoria para marcas, busca definir ou redefinir seu branding, modelo de negócio ou até mesmo processos internos, criando da estratégia ao produto final. Já a arte entra nesse processo como uma outra unidade de negócios que fará parte de todo o ciclo de reposicionamento das marcas.
Assim que esses pilares foram fixados, Bruno Bernardo explicou que a empresa pôde começar a atuar em diversas frentes para concretizar essa consultoria inovadora que o laboratório propõe aos clientes. Logo, a partir da criação de cinco frentes, Galeria -1 – o centro de exposições artísticas e eventos –, Labof Strategy, Labof Art, Labof Films e Labof Inspiration, os idealizadores conseguiram executar o projeto de maneira assertiva.
Um ponto interessante, é que o conceito chave por traz dessa organização foi se basear nas habilidades principais de cada sócio, para enfim criar as unidades de negócio. É justamente esse modelo que torna a empresa Nontraditional.
Os serviços na prática
A parceria com as agências promove a integração das áreas, criando uma estratégia de branding que necessita de uma arte original, um produto final customizado e, por fim, uma campanha audiovisual, de maneira a otimizar todo o processo.
Os projetos desenvolvidos pelo Labof buscam tangibilizar a cultura do cliente dentro do seu ambiente de trabalho, seja pelo marketing ou pela cultura corporativa, traçando estratégias não apenas de mercado, mas também de legados. Ou seja, essa unidade de arte é apresentada com um viés de marca, por meio da compreensão do DNA da marca, qual o estilo de arte e a curadoria de artistas ideal para complementar aquele projeto.
Em relação a questão prática desse processo artístico, até isso a empresa sempre fez de forma não tradicional. O sócio Cusco Rebel, head of art no Lab Of, é um artista visual que produz e traz soluções de forma pouco convencional, fora do tradicional layout de Photoshop. Justamente essa diferença no processo criativo que trouxe a noção da magnitude do universo artístico e o poder que ela tem de conectar pessoas.
A “gangue” de artistas
Garms ressalta que a empresa acompanha de perto o crescimento do mercado da arte e que o laboratório trabalha com a ferramenta em parceria com marcas de todo e qualquer segmento. Seja qual for o setor, os cases realizados foram inúmeros. Para isso é preciso ter a seleção certa de artistas, pessoas que façam sentido para realizar os projetos das marcas.
Bernardo também complementa, partindo da visão estratégica, como é feita essa curadoria de artistas ao redor de todo o Brasil a fim de promover a diversidade.
No próprio site do Labof há um espaço para conhecer mais o trabalho de artistas que possuem um acervo. A categoria “Store” é um e-commerce da empresa que fornece aos artistas uma maneira alternativa de ganhar renda e reconhecimento.
Isso se acentuou principalmente na pandemia, momento no qual muitos desses artistas não podiam realizar seus trabalhos por ser tudo presencial. Pensando nisso, a empresa criou uma plataforma chamada Rent Art, na qual pessoas alugavam uma obra e 100% da renda ia para esses profissionais.
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