Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Equinor interrompe trabalho em projeto eólico offshore após ordem dos EUA

Placeholder - loading - Logo da Equinor na entrada de um prédio na maior usina de gás natural liquefeito da Europa Ocidental, a Hammerfest LNG, em Hammerfest, Noruega 14/03/2024 REUTERS/Lisi Niesner
Logo da Equinor na entrada de um prédio na maior usina de gás natural liquefeito da Europa Ocidental, a Hammerfest LNG, em Hammerfest, Noruega 14/03/2024 REUTERS/Lisi Niesner
Ver comentários

Publicada em  

OSLO (Reuters) - A norueguesa Equinor suspenderá a construção offshore de seu projeto Empire Wind I no Estado de Nova York, após uma ordem de interrupção do trabalho do secretário do Interior dos EUA, Doug Burgum, informou a empresa nesta quinta-feira.

A ordem repentina representa um grande golpe para a empresa e para o nascente setor eólico offshore dos EUA, que anteriormente contava com um apoio substancial como parte do plano do ex-presidente Joe Biden para descarbonizar a rede elétrica e combater a mudança climática.

A Equinor disse em um comunicado que havia tomado medidas imediatas para suspender as atividades marítimas relevantes e que estava considerando seus recursos legais, incluindo a apelação da ordem.

A empresa de energia majoritariamente estatal da Noruega, que também produz petróleo e gás nos Estados Unidos, disse que estava se engajando com a administração dos EUA para entender por que foi ordenada a interromper o trabalho.

A empresa ganhou um contrato de arrendamento federal para o local do projeto na costa do Atlântico sob a administração anterior do presidente Donald Trump em 2017.

Trump, no entanto, ordenou em seu primeiro dia de mandato, em janeiro, uma revisão do licenciamento e arrendamento de energia eólica offshore, embora os projetos totalmente licenciados tenham sido considerados seguros.

A decisão de interromper a construção do projeto da Equinor causou um choque no setor eólico offshore.

A Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia do Estado de Nova York (NYSERDA) disse que a decisão do governo dos EUA de interromper o projeto da Equinor foi alimentada por 'uma agenda política míope'.

'O dano irrefutável criado por essa ação enviará um sinal assustador para qualquer parte que invista no mercado dos EUA, todos os quais dependem da certeza regulatória', disse a diretora da NYSERDA, Doreen M. Harris, em um comunicado.

A RWE, da Alemanha, já havia cortado os investimentos em seus projetos eólicos offshore nos EUA, incluindo o projeto Community Offshore Wind aprovado em New York Bight.

'Em vista do atual ambiente regulatório e político, reduzimos ao mínimo o escopo de nossas atividades de desenvolvimento', disse a RWE em um email à Reuters.

A capacidade de 810 megawatts do Empire Wind I poderia gerar eletricidade suficiente para abastecer 500.000 residências por ano e deveria começar a operar em 2027.

A Equinor disse que já havia gasto US$2 bilhões no projeto, que foi aprovado pelo governo Biden em 2023 e começou a ser construído no ano passado, empregando cerca de 1.500 trabalhadores.

(Reportagem de Nerijus Adomaitis, reportagem adicional de Christoph Steitz em Frankfurt)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

7 H
  1. Home
  2. noticias
  3. equinor interrompe trabalho …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.