Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Erva-mate pode causar efeito preventivo em relação ao Parkinson

Estudo argentino é o primeiro a mostrar que em se tratando da doença neurodegenerativa, o produto pode ser benéfico

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Erva-mate pode causar efeito preventivo em relação ao Parkinson"
Ver comentários

Publicada em  

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo jornal argentino ‘La Nacion’, realizada por especialistas do Conselho Nacional de Pesquisa Científicas e Técnicas, o item pode gerar um efeito protetor contra o desenvolvimento de Parkinson.

O trabalho publicado, neste mês, pela revista especializada Movement Disorders e realizado por pesquisadores argentinos sugere que esse tipo de planta auxilia a evitar o desenvolvimento e a progressão do Parkinson.

"Os neurônios dopaminérgicos, associados com o controle da locomoção, são, por exemplo, os primeiros afetados nos pacientes com Parkinson’’, coloca pesquisador adjunto do Conselho no Departamento de Fisiologia, Biologia Molecular e Celular da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires.


Segundo ele, a equipe testou o efeito ao administrar um extrato da erva no modelo de neurônios dopaminérgicos em cultura e concluíram que o mate possui um efeito neuroprotetor poderoso.

Depois disso, os cientistas deram andamento ao estudo e analisaram o que ocorreria ao fazer o tratamento com só alguns dos componentes separados. E puderam ver que o melhor mesmo era usar o extrato do produto em sua totalidade.

Os experimentos feitos com os neurônios dopaminérgicos em cultura mostraram que a erva mate além de adiar a sua morte pode estimular o crescimento de seus axônios e dendritos.

De acordo com o estudioso, o produto é um dos principais provedores naturais de ácido clorogénico. E nesse trabalho foi possível mostrar que, também, é um poderoso agente neuroprotetor.

Por mais que ainda sejam necessários mais estudos para aprofundar os resultados. Esse foi o pioneiro na descoberta relativa aos neurônios dopaminérgicos, que são afetados no desenvolvimento da doença de Parkinson.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

18 H
  1. Home
  2. noticias
  3. erva mate pode causar efeito …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.