Escritor argentino vence ChatGPT em disputa de criatividade
Autor e IA produziram títulos para filmes
Publicada em
O escritor argentino Patricio Pron venceu o ChatGPT-4 Turbo em uma disputa de produção de texto, como destaca reportagem publicada pelo jornal espanhol El País.
O autor e a inteligência artificial criaram 30 títulos de filmes e descreveram cada um deles usando cerca de 600 palavras. A produção foi avaliada por seis críticos e acadêmicos.
Pron venceu em todas as categorias esperadas, principalmente em criatividade e voz própria, além de estilo original e atraente. Ele propôs títulos como “Depois de tudo que quase fiz por você” e “Escolha qualquer carta”. Já a tecnologia apresentou ideias como “Fragmentos de um ontem invisível” e “A melodia esquecida”.
Agora, os pesquisadores que conduziram o experimento pretendem testar os mesmos títulos com leitores convencionais. Eles acreditam que os resultados podem ser diferentes.
O estudo também pretendia mostrar a diferença de qualidade entre o treinamento do ChatGPT em inglês e espanhol. As criações em inglês conquistaram uma pontuação 30% maior do que em espanhol.
Escrito por Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO