Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Espanha aprova 800 milhões de euros em subsídios para hidrogênio verde

Placeholder - loading - Ministra da Energia da Espanha, Teresa Ribera 09/12/2023 REUTERS/Amr Alfiky
Ministra da Energia da Espanha, Teresa Ribera 09/12/2023 REUTERS/Amr Alfiky
Ver comentários

Publicada em  

MADRI (Reuters) - O governo espanhol aprovou subsídios no valor de quase 800 milhões de euros para grandes projetos de hidrogênio verde, disse nesta terça-feira a ministra da Energia, Teresa Ribera.

A Espanha está competindo para ser líder na Europa em hidrogênio verde -- hidrogênio produzido a partir de eletricidade renovável -- aproveitando a abundante luz solar e os ventos para produzir energia limpa.

Os subsídios, em um total de 794 milhões de euros, irão para sete projetos considerados pela Comissão Europeia como de valor regional e com uma capacidade global de eletrólise de 652 megawatts (MW), disse Ribera aos jornalistas.

Os projetos vão estimular investimentos de mais de 6 bilhões de euros ao longo de sua vida, segundo o ministro.

Os subsídios apoiarão projetos que produzam hidrogênio verde perto de seus consumidores, disse Ribera. Eles incluem projetos em cinco dos chamados vales de hidrogênio na Espanha, que são grandes centros industriais que integram a produção de hidrogênio verde e sua utilização, como na fabricação de fertilizantes ou no fornecimento de energia a refinarias.

O hidrogênio verde é visto como fundamental para descarbonizar a economia da Europa no futuro. No entanto, dado seu custo, os projetos em geral não são competitivos sem subsídios.

Cerca de 40% dos fundos irão para dois projetos geridos pela petrolífera Repsol, cada um com capacidade de eletrólise de 100 MW.

Quase um terço, ou 242 milhões de euros, irá para a concessionária espanhola Iberdrola, em projetos em Puertollano, no centro-sul da Espanha, para desenvolver 220 MW de capacidade de eletrólise.

A companhia, a maior empresa de serviços públicos da Europa, reduziu em março suas ambições de hidrogênio verde em quase dois terços, após atrasos na obtenção de financiamento para alguns projetos que havia anunciado.

O projeto de estratégia climática da Espanha estabelece uma meta para 2030 de 11 gigawatts (GW) para eletrolisadores, acima dos 4 GW anteriores.

(Reportagem de Pietro Lombardi e David Latona)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

9 H
  1. Home
  2. noticias
  3. espanha aprova 800 milhoes de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.