Especialistas afirmam: laxante não deve ser utilizado para emagrecer
O uso crônico e irresponsável do medicamento pode trazer riscos à saúde.
Publicada em
Especialistas afirmam: tomar laxante não ajuda a emagrecer e pode trazer riscos à saúde caso seja utilizado de forma irresponsável. O uso do medicamento na luta contra a balança ganhou força devido ao preço seu preço, que é reduzido.
“Com o uso crônico dos laxantes e aumentando cada vez mais as doses, você vai ter um desgaste dos nervos intestinais, que leva à constipação”, explica o médico da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva José Romanholi Neto.
O uso contínuo e mal prescrito atrapalha a absorção dos micronutrientes, porque a irritação na mucosa do intestino causada pelo medicamento prejudica o trabalho de absorção que algumas células do intestino fazem.
Antes de partir para o laxante, algumas dicas para melhorar o funcionamento do intestino são: tomar bastante água, comer fibras e fazer atividades físicas.
Riscos
Segundo a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, o uso inadequado pode criar uma dependência. O intestino fica tão viciado que perde os movimentos naturais, fazendo com que a pessoa tenha que tomar mais laxante para o intestino funcionar.
Quem toma laxante para emagrecer acha que vai eliminar gordura e, com isso, perder peso. Contudo, não é isso que acontece. E o médico José Romanholi explica o porquê: “A pessoa tem aquela sensação de estar desinchando, mas na verdade ela não está perdendo gordura. Ela está perdendo líquido. Depois, quando ela volta a se reidratar novamente, ela volta para o peso. O laxante é indicado para quem tem o intestino preso e não por um período crônico. Você tem que usar de forma gradual e por orientação médica”.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO