Estação de abastecimento de hidrogênio a base de etanol entra em operação na USP
Iniciativa é inédita no mundo
Publicada em
A primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável a partir de etanol do mundo entrará em operação nas próximas semanas no campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP).
“Estamos inaugurando, agora, nosso reformador de hidrogênio”, disse o reitor da instituição, Carlos Gilberto Carlotti Junior, durante a Conferência de Pesquisa e Inovação em Transição Energética, realizada na semana passada.
A capacidade de produção inicial é de 4,5 quilos de hidrogênio por hora, aproximadamente 100 quilos por dia. O combustível será utilizado para abastecer três ônibus urbanos que circularão pela universidade, além de um rodoviário, com autonomia de 450 quilômetros, suficiente para ir e voltar da Cidade Universitária para Piracicaba, no interior paulista.
Na última terça-feira (5), um dos veículos foi usado para levar visitantes até a planta-piloto. O projeto é conduzido pelo RCGI, um Centro de Pesquisa em Engenharia constituído pela FAPESP e pela Shell na Escola Politécnica.
De acordo com o diretor do RCGI, Julio Meneghini, estudos mostram que, se 18 ônibus movidos a diesel fossem substituídos por versões abastecidas com hidrogênio, a USP deixaria de emitir quase 3 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.
Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO