Estado australiano declara emergência
O líder do estado declarou emergência por causa dos incêndios florestais
Publicada em
Devido à crescente ameaça de incêndio florestal em New South Wales, no leste da Austrália, o líder do estado declarou emergência por uma semana. Por causa do fogo, duas pessoas morreram e várias outras perderam suas casas.
A população de NSW está saindo do local e indo para cidades isoladas com suprimentos, sendo considerada “a maior realocação de todos os tempos”.
No estado vizinho Victoria, cerca de 4 mil pessoas estão presas por conta do incêndio. De acordo com o governo australiano, tropas estão se preparando para evacuar o local com um navio da marinha.
O transporte chegou à cidade costeira de Mallacoota, próxima à fronteira com New South Wales. O navio tem capacidade para até 800 pessoas e pode fazer várias viagens.
A expectativa é que até amanhã (sexta-feira, 03) todas as pessoas já tenham saído do local.
Os incêndios acontecem desde setembro, quando 18 pessoas morreram e 1.200 casas foram destruídas em Victoria e NSW.
O estado de emergência começa às 8 horas desta sexta-feira (03).
Em entrevista ao jornal BBC News, o primeiro-ministro da NSW, Gladys Berejiklian, afirmou que a evacuação é uma forma de manter os habitantes seguros.
Isto porque, a previsão para o próximo sábado (04) é de altas temperaturas e ventos fortes, podendo ocasionar um amplo incêndio.
Os bombeiros também pediram que turistas e moradores saíssem do local até sábado. A instrução é que as pessoas fiquem pelo menos a 260 km longe de NSW.
SALA DE BATE PAPO