Estreia do Brasil nos Jogos de Inverno, cessar-fogo da Covid-19 na Europa e mais desta quinta
VEJA O QUE FOI NOTÍCIA NA MANHÃ DE HOJE
Publicada em
Confira um resumo das principais notícias do Brasil e do mundo!
Nacional
O presidente Jair Bolsonaro se encontra hoje com o presidente do Peru, Pedro Castillo, em Rondônia. A fronteira com o país é a segunda mais extensa do Brasil, com quase 3 mil quilômetros. Bolsonaro editou ontem um decreto que cria um vice-consulado na cidade peruana de Cusco para atender turistas brasileiros.
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que prevê dedução do Imposto de Renda para as empresas que incentivarem pesquisas sobre a Covid-19. Pelo texto, a pessoa jurídica tributada pelo lucro real poderá deduzir do IR o valor das doações até 30% do imposto devido. Caso seja da área de saúde ou medicamentos, o limite sobe para 50%. A proposta segue para sanção presidencial.
O ex-senador Antonio Anastasia tomou posse nesta quinta-feira como ministro do Tribunal de Contas da União. Ele assume a vaga de Raimundo Carreiro, novo embaixador do Brasil em Portugal. O suplente de Anastasia no Senado, Alexandre Silveira, foi empossado ontem, quando o Congresso retomou os trabalhos após o recesso parlamentar.
O desmatamento da Amazônia bateu recorde em janeiro, segundo dados do Inpe. Só nas três primeiras semanas, 360 km² de floresta foram devastados, a maior área registrada no mês desde 2015. No ano passado, o desmatamento na região atingiu 83 km² no período.
Economia
Como esperado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou o juro básico da economia para 10,75% ao ano. O aumento de 1,5% é a oitava alta seguida da taxa. Pela primeira vez em mais de quatro anos, a Selic atingiu o patamar de dois dígitos.
O INSS publicou nesta quinta-feira uma portaria com as novas regras para a prova de vida de aposentados e pensionistas. Os segurados não precisarão mais sair de casa para comprovar que têm direito aos benefícios. O Instituto usará bases de dados públicos e passará a considerar registros como os de votação nas eleições e vacinação.
Internacional
A Europa vive um cessar-fogo da Covid-19, segundo o diretor europeu da Organização Mundial da Saúde, Hans Kluge. Segundo ele, o continente pode entrar em um longo período de tranquilidade devido aos altos índices de imunização, à menor gravidade da variante Ômicron e ao fim do inverno no Hemisfério Norte. Kluge acredita que a região poderia evitar uma alta nas transmissões mesmo que uma nova cepa surgisse.
As competições dos Jogos Olímpicos de Inverno começaram nesta quarta-feira em Pequim. O Brasil estreou na manhã de hoje com Sabrina Cass na prova de moguls, modalidade do esqui estilo livre. Ela ficou em 21º lugar e voltará às pistas no domingo. A cerimônia oficial de abertura das Olimpíadas será realizada amanhã.
O Exército dos Estados Unidos anunciou que os soldados que não se vacinarem contra a Covid-19 serão dispensados. Segundo a instituição, eles colocam em risco a força e a prontidão. Mais de 3 mil oficiais podem ser afastados.
Escrito por Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO