Estudo aponta mais um benefício das atividades aeróbicas
Esse tipo de exercício pode impactar positivamente na capacidade cognitiva em adultos
Publicada em
De acordo com publicação da agência de notícias internacional Reuters, numerosos estudos mostraram que exercícios aeróbicos podem melhorar a cognição em idosos, porém, uma pequena pesquisa encontrou que treinos vigorosos aumentam as habilidades de pensamento em jovens adultos, também.
Depois de seis meses realizando essa prática, adultos entre 20 e 67 anos mostraram ter melhorias na função executiva- processo cognitivo importante para o raciocínio, planejamento e resolução de problemas- e expandiram a massa cinzenta na região central dessas funções.
Os pesquisadores afirmam que um outro grupo, o qual fez somente alongamento e tonificação durante o mesmo período, não teve os mesmos benefícios.
Segundo o líder do estudo, professor de neuropsicologia da Universidade Columbia, localizada em Nova York, Yaakov Stern, no geral, os indivíduos pensam que certo declínio mental só ocorre mais tarde na vida, mas, mesmo, depois dos 30 anos, as pessoas já precisam de alguma ajuda. Aliás, muitas pesquisas mostram um declínio quase linear nessas funções a partir dos 20. Então, a mensagem principal é que os exercícios aeróbicos são muito relevantes, não só para gente com idade mais avançada.
Inclusive, não há pesquisas anteriores que tenham abordado o tema e observado esse público- jovens e adultos de meia idade.
Stern e seus colegas recrutaram 132 voluntários para participar do experimento e observaram o impacto desse tipo de tarefa na cognição e na estrutura cerebral.
SALA DE BATE PAPO