Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo descobre que doença parecida com a poliomielite é causada por vírus

A doença pode causar paralisia em crianças.

Placeholder - loading - Crianças escrevendo (Foto: Pixabay)
Crianças escrevendo (Foto: Pixabay)
Ver comentários

Publicada em  

Os pesquisadores encontraram evidências do que pode causar Mielite Flácida Aguda, conhecida como AFM, uma doença rara semelhante à poliomielite que afeta crianças. De acordo com um estudo publicado segunda-feira na revista Nature Medicine, um vírus parece ser o responsável. As informações são da CNN.

Desde que os primeiros casos foram documentados em 2012, os cientistas debateram o que origina a AFM, que pode causar fraqueza e paralisia. Alguns pensaram que a causa era um distúrbio autoimune, enquanto outros suspeitavam de um vírus.

A evidência de um vírus era apenas circunstancial até então, e não podia ser encontrada em 98% dos pacientes com AFM que tiveram seu líquido espinhal testado, de acordo com o estudo.

Usando uma ferramenta de busca de vírus chamada VirScan, os cientistas foram capazes de examinar o fluido espinhal dos pacientes em busca de uma resposta imune ao enterovírus e a milhares de outros vírus simultaneamente. Usando esse método, a equipe confirmou a presença de anticorpos para as cepas de enterovírus D68 e A71 em quase 70% dos 42 pacientes com AFM testados. Eles não encontraram anticorpos contra nenhum outro vírus.

"Quando há uma infecção na medula espinhal, as células imunes que produzem anticorpos viajam para lá e produzem mais anticorpos. Achamos que encontrar anticorpos contra enterovírus no fluido espinhal de pacientes com AFM significa que o vírus realmente vai para a medula espinhal", disse Ryan Schubert, pesquisador clínico em neurologia da Universidade da Califórnia, em San Francisco e autor do novo estudo, em comunicado.

Enterovírus são comuns; eles causam entre 10 e 15 milhões de infecções por ano nos Estados Unidos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. Normalmente, os enterovírus causam sintomas como febre, coriza e dores no corpo, e a recuperação é fácil.

O que ainda não está claro é por que as cepas do vírus estão ligadas à paralisia em algumas crianças quando elas não têm o mesmo impacto nos adultos e por que menos de 1% das crianças infectadas desenvolvem AFM.

Um outro estudo publicado em agosto na revista mBio usou outro método e encontrou anticorpos para enterovírus em 11 de 14 pacientes com AFM.

Para a maioria dos pacientes com AFM, os sintomas começam entre agosto e outubro. Houve 20 casos confirmados nos Estados Unidos em 2019.

Não existe tratamento comprovado para a doença, mas saber como ela começa pode ser o primeiro passo para os cientistas desenvolverem melhores ferramentas de diagnóstico e um dia, talvez, uma vacina para manter as crianças seguras.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. estudo descobre que doenca …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.